Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sábado, 9 de abril de 2011

O santo por trás da lenda

      Era uma vez um reino que sofria ameaças de um terrível dragão que para não destruir a cidade, exigia que entregassem jovens mulheres para serem devoradas. Um dia coube a filha do rei ser oferecida em sacrifício ao monstro.A princesa parecia estar irremediavelmente destinada a morte, quando de repente apareceu um corajoso cavalheiro vindo da Capadócia montado em seu cavalo branco, seu nome Jorge.. que após um duro combate, derrotou o temível dragão com sua espada e sua lança.O misterioso cavalheiro disse que teria vindo em nome de cristo para vencer o dragão, por isso eles teriam que ser convertidos e serem batizados! Para alguns o dragão ( demônio) símbolo da idolatria e a donzela a província que ele extirpou as heresias.
     A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos, diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que pedirem sua ajuda. São Jorge era um guerreiro originário da Capadócia (atual região da Turquia) , militar do império romano que convertido ao cristianismo foi perseguido  pelo imperador Diocleciano e no dia 23 de abril de 303 na palestina foi  torturado e tendo sua cabeça decapitada. Tempos depois Constantino( imperador convertido ao cristianismo) mandou erguer  suntuoso oratório aberto aos fieis que logo se espalhou por todo o oriente, no Brasil sua presença chegou através de Portugal.  Na primeira guerra mundial( 1914/1918) varias medalhas de são Jorge foram entregues  as irmãs de caridade e enfermeiros militares que sacrificaram-se pelos feridos de guerra.
     são Jorge é padroeiro da Inglaterra, Portugal, Catalunha, escoteiros, soldados e do time de futebol Corinthians. São Jorge guerreiro, santo por trás de uma lenda... exemplo de coragem e fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário