Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Entrevista missionária

É com muito empenho e dedicação, que estaremos periodicamente trazendo para o Blog da Juventude Missionária os testemunhos, experiências e diálogos de pessoas especiais, que certamente contribuirão e muito com o crescimento espiritual e cristão de cada um. A proposta é atingir um número indeterminado de pessoas nas entrevistas, com prioridade nesse início para os jovens da Juventude Missionária. Esperamos que a cada entrevista, o leitor assíduo do Blog possa ter um novo conhecimento e fique entusiasmado com as novidades que sempre serão acrescentadas ao longo do nosso trabalho. Que Deus possa nos abençoar.

Entrevista com Arthur Sousa:

O primeiro coordenador da Juventude Missionária da paróquia de Fátima abre as portas da sua casa e fala a Entrevista Missionária. Jovem decidido e cheio de atitude, ele demonstra toda a sua personalidade e fala abertamente sobre sua vida fora e dentro da igreja, externando suas opiniões sobre os jovens e sua própria experiência pessoal. Confira:


Entrevista missionária: Como é sua vida fora e dentro da Igreja?
Arthur: É bem corrida viu!  Atualmente participo lá na Igreja da Liturgia, Juventude Missionária, EJC, Crisma e do Kairós. E ainda tenho minha vida pessoal pra tocar, estudo segurança do trabalho no IFPB e tenho meus amigos e namorada.

Entrevista missionária: O que você acha que está acontecendo com os jovens que não estão buscando conhecer mais a Deus e a Igreja?
Arthur: Eu acredito que com o desenvolvimento da tecnologia hoje existem vários atrativos, como por exemplo: computador, televisão e outros. Mas também temos as influências de outras pessoas. A própria igreja está hoje mais acomodada.

Entrevista missionária: Quando você foi escolhido para ser coordenador o que você sentiu?
Arthur: Eu não queria assumir no início, até hoje não me sinto pronto para esse cargo. Mas concordo com a frase “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. E quem seria eu pra não aceitar esse chamado, diante do sacrifício que ele fez por nós na cruz.

Entrevista missionária: Quando você começou a perceber que Deus era importante na sua vida?
Arthur: Desde criança eu tinha uma atração para estar na Igreja e também tinha a influência do meu pai. Mas, a minha primeira experiência com Deus foi quando estava fazendo a crisma em 2006, durante o retiro na qual fiz o seminário de vida. Então, eu posso dizer que foi a experiência junto com o chamado.

Se ele estivesse no meio de nós com certeza já teria mudado muita coisa e o mundo seria muito melhor”

Entrevista missionária: Como surgiu a idéia de fundar a JM?
Arthur: Andersom tentou mais não conseguiu. Ele tinha escolhido pessoas muito mais experientes do que as que estão agora. Porém, Deus mostrou que queria era a gente pra realizar essa proeza. As escolhas de Deus são impossíveis de se entender, mas são interessantes.

 Entrevista missionária: O que mudou em você depois da JM e qual é sua opinião em geral sobre o grupo?
Arthur: A questão de ser desinibido, o querer conhecer a verdade de Deus, como fala João “conhecereis a verdade e a verdade vos livrará”. Ser também paciente, e sei que ainda vou mudar mais na JM. O grupo da JM as pessoas são bastante amigas, a amizade impulsiona o grupo, junto com a comunhão e a disposição de levar a palavra.

Entrevista missionária: Você e Jorge têm uma experiência em comum, convive com as namoradas no grupo, como é tal convivência?
Arthur: Aprendi na crisma a separar uma atitude da outra, lá o casal que coordenava dava exemplo sempre, e o meu objetivo no grupo é coordenar e aprender. Na missão de São José estava tão concentrado e responsável que não fiquei tanto tempo ao lado de Edilma, e acho que ela ficou um pouco chateada comigo. Mas na vida tem tempo pra tudo.

“As escolhas de Deus são impossíveis de se entender, mas são interessantes.”

Entrevista missionária: O que você acha das festas de hoje em dia? Antigamente era melhor ou não mudou?
Arthur: As festas em relação a antigamente mudaram porque hoje em dia não se ver uma festa como lazer. E com a influência da mídia e das músicas que o homem foi banalizando isso se tronou mais grave.

Entrevista missionária: Qual foi a missão da JM que mais lhe marcou e a experiência de toda a sua caminhada?
Arthur: o lema da JM é “jovem evangelizando jovem”, mas a missão que me marcou foi a visita ao abrigo dos idosos. As pessoas não têm noção, apenas escuta falar, mas quando a gente visita é mais forte. A alegria estampada no rosto daquelas pessoas é bela. Não esqueço o momento da nossa despedida quando uma delas se dirigiu pra mim e falou: “venham aqui com mais freqüência, assim nós nos sentimos mais gente”. Eu fico pensando o quanto as pessoas não honram seu pai e sua mãe, e o que são apenas duas horas das nossas vidas com essas pessoas! A experiência de se sentir inútil na caminhada, de não ter ajudado alguém na vida é algo triste. A visita no abrigo dos idosos contribuiu e muito para me humanizar.

  Entrevista missionária: Você tem algum hobie?
Arthur: O meu hobie é estar na igreja e tentar levar a palavra de Deus para as outras pessoas.


“Não esqueço o momento quando da nossa despedida quando uma delas se dirigiu pra mim e falou: ‘venham aqui com mais freqüência, assim nós nos sentimos mais gente’.”

Entrevista missionária: Um fato que aconteceu quando você era criança e foi engraçado?
Arthur: eu confundi um amigo meu que tinha o apelido de orangotango! O menino ia passando ai eu disse aquilo é meu amigo e sai correndo atrás dele chamando de orangotango, orangotango! Quando cheguei perto não era meu amigo, que mico, eu fiquei sem jeito e o menino ficou com uma cara de “oxe quem é esse!” (risadas!!!!).

Entrevista missionária: Como você acha que seria o mundo se Jesus estivesse no meio de nós?
Arthur: O mundo não seria assim como é hoje. Se ele estivesse entre nós com certeza já teria mudado muita coisa e o mundo seria muito melhor.

Entrevista missionária: Uma frase de um santo:
 Arthur: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”

Entrevista missionária: Uma frase de alguém:
Arthur: “A pessoa quando quer ser tudo para todos, acaba sendo nada para ninguém”

Entrevista missionária: Uma música predileta:
Arthur: Sou um milagre – Adoração e Vida

Entrevista missionária: Uma mensagem a todos os leitores:
Arthur: o nosso maior inimigo no caminho da salvação somos nós mesmo, e não o inimigo, pois a decisão é nossa, se pecamos ou não, se seguiremos Jesus ou não. "É necessário abrir o coração para Jesus sem medo".


Nenhum comentário:

Postar um comentário