Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O NATAL DOS PEQUENINOS


No dia 22 de dezembro de 2013, a Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos - PB, já vivenciando o clima natalino, promoveu uma singela ação solidária com as crianças da comunidade Santa Maria Madalena, comunidade da nossa paróquia.




O encontro com as crianças foi marcado por muita alegria e brincadeiras, assim, todos os jovens da Juventude Missionária puderam interagir com as crianças daquela comunidade, e não faltaram sorrisos, abraços e muita fé. As crianças com toda a sua pureza, acolheram com muito entusiasmo os Jovens Missionários. 


Ao final do encontro foram distribuídos muitos presentes para todas as crianças que participaram, momento em que foi lembrado que o principal personagem do natal não é o bom velhinho, mas o menino Jesus que nasce renovando as nossas forças e esperanças, ele é que nos presenteia com o verdadeiro e mais importante presente: a nossa salvação.











quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

I CONGRESSO MISSIONÁRIO DIOCESANO EM SOUSA - PB


Nos dias 14 e 15 de dezembro de 2013, a Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos - PB, participou do primeiro Congresso Missionário voltado para a Infância e adolescência e Juventude Missionária, realizado pela Diocese de Cajazeiras - PB, na cidade de Sousa - PB, organizada pelo coordenador estadual Junior Silva e sua equipe de coordenação.

O Congresso contou com a presença de grande parte das crianças, adolescentes e jovens dos grupos que compõe a Diocese de Cajazeiras. Além do mais, foi muito bem conduzido pelos palestrantes, entre eles Padres e seminaristas que conhece com afinco as obras Missionárias. A programação teve uma simples divisão, no sábado dia 14, o tema principal foi a Juventude Missionária, e no domingo o tema central foi a Infância e Adolescência Missionária, com um detalhe especial, a comemoração dos 20 anos de implantação na Diocese e 170 anos de fundação da obra.

Com todos esse motivos, não faltaram animação e alegria durante o congresso, seja nos momentos de acolhida das caravanas, nos momentos de louvor, nos momentos de arrastão missionário pelas ruas da cidade de Sousa, e na missa de envio e encerramento do congresso, presidida e celebrada pelo Bispo de Cajazeiras Dom José.






















Obra da Propagação da Fé tem novo secretário nacional


Os participantes da 6ª Assembleia Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) realizada, nos dias 12 a 15 de dezembro, em Brasília (DF) conheceram o novo secretário nacional da Obra. O diretor das POM, padre Camilo Pauletti comunicou que, a partir de 2014 o jovem Guilherme Cavalli, atual coordenador da Juventude Missionária no Rio Grande do Sul, assume o Secretariado nacional da POPF e passa a fazer parte da Equipe das POM.

“Eu venho de uma vivência com os grupos de base e não podemos esquecer essas raízes. O principal objetivo é contribuir para que essas bases sejam assistidas”, afirmou Guilherme.

Perguntado sobre o que o motivou a assumir esse desafio, o jovem que é estudante de jornalismo explicou: “Esta é uma proposta desafiadora por que tenho de abrir mão de um projeto pessoal para me dedicar a um projeto de Igreja que é universal. Seria egoísta da minha parte não aceitar isso. Proponho-me a olhar para a Juventude, Famílias, Enfermos e Idosos Missionários juntamente com a Equipe das POM. Quero lutar pela vida da juventude e ajudar a abrir as portas da Igreja para que respire a Missão e se renove ainda mais, como o papa Francisco vem fazendo”, ressaltou.

Após três anos de serviço como secretário nacional da POPF, em 2014, padre Marcelo Gualberto regressa à sua diocese de origem, Uruaçu (GO). Ao longo dos anos ele teve o mérito de estruturar as atividades da Obra, em especial aquela da Juventude Missionária que já se encontra espalhada por todo o Brasil. Emocionado, padre Marcelo agradeceu a todos pela colaboração e encorajou as lideranças a seguirem trabalhando com ardor missionário. Em vários momentos ele foi lembrado e homenageado pelos participantes na Assembleia. “Com vocês aqui nas POM, aprendi a ter um coração missionário. Podem contar comigo sempre que precisarem. Não tenham medo de atrair outros jovens para a missão”, afirmou padre Marcelo ao enviar os presentes no final dos trabalhos. Alguns dos coordenadores estaduais também fizeram suas despedidas passando para outras lideranças a função.

Padre Marcelo apresentou ainda alguns encaminhamentos para o futuro, em especial na área da formação como a elaboração de subsídios para encontros estaduais. Destacou o Projeto Juventude em Missão na Amazônia, uma proposta do seminário “Juventude e Missão” realizado em 2012. A iniciativa terá o apoio da CNBB através das comissões da Juventude, Amazônia, Missionária e Missão Continental em parceria com as POM. O plano prevê um período de missão com grupos de até 12 jovens acompanhados por assessores à quatro dioceses da Amazônia: Borba, Roraima, Lábrea e Parentins. A missão acontecerá entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2014.

A programação abriu espaço para uma partilha sobre a participação na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) e no 4º Congresso Missionário Americano (CAM 4 – Comla 9) ocorrido na Venezuela. Além disso, foi definido o calendário de atividades para 2014 nos estados e regionais.


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SANTO DO DIA - SÃO FRANCISCO XAVIER

A Igreja que na sua essência é missionária, teve no século XV e XVI um grande impulso do Espírito Santo para evangelizar a América e o Oriente. No Oriente, São Francisco Xavier destacou-se com uma santidade que o levou a ousadia de fundar várias missões, a ponto de ser conhecido como “São Paulo do Oriente”. Francisco nasceu no castelo de Xavier, na Espanha, a 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia; com dezoito anos foi para Paris estudar, tornando-se doutor e professor.

Vaidoso e ambicioso, buscava a glória de si até conhecer Inácio de Loyola, com quem fez amizade; e que sempre repetia ao novo amigo: “Francisco, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma?” Com o tempo, e intercessão de Inácio, o coração de Francisco foi cedendo ao amor de Jesus, até que entrou no verdadeiro processo de conversão; o resultado se vê no fato de ter se tornado cofundador da Companhia de Jesus. Já como Padre, e empenhado no caminho da santidade, São Francisco Xavier foi designado por Inácio a ir em missão para o Oriente. Na Índia, fez frutuoso trabalho de evangelização que abrangeu todas as classes e idades, ao avançar para o Japão, submeteu-se em aprender a língua e os seus costumes, a fim de anunciar um Cristo encarnado. Ambicionando a China para Cristo, pôs-se a caminho, mas em uma ilha frente a sua nova missão, veio a falecer por causa da forte febre e cansaço.

Esse grande santo missionário entrou no Céu com quarenta e seis anos, e percorreu grandes distâncias para anunciar o Evangelho, tanto assim que se colocássemos em uma linha suas viagens, daríamos três vezes a volta na Terra. São Francisco Xavier, com dez anos de apostolado, tornou-se merecidamente o Patrono Universal das Missões ao lado de Santa Teresinha do Menino Jesus.

São Francisco Xavier, rogai por nós!

FONTE: http://santo.cancaonova.com/santo/sao-francisco-xavier/

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O ENCONTRO DOS JOVENS MISSIONÁRIOS


Aconteceu no último dia 24 de novembro, o encontro da Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos - PB, com os jovens missionários da cidade de Quixaba - PB, cujo o intuito principal era compartilhar alegria, experiências e informações sobre a Juventude Missionária.

Em um verdadeiro encontro de missionários não poderia faltar alegria e entusiasmo, e de fato não faltou mesmo do começo ao fim, através de dinâmicas, orações, músicas e o hino da Juventude missionária, todos os jovens vivenciaram momentos de muita felicidade, o encontro foi marcado pela grande interação entre os dois grupos, de maneira que aparentava que ambos os grupos se conheciam a muitos anos, mas na verdade era o primeiro encontro, isso só comprova que a linguagem da missão é universal e que “A Alegria do Senhor é a nossa força”. Ne 8:10.

Durante o encontro também foi realizada uma rápida formação sobre a Juventude Missionária, formação comandada pelos jovens de Patos, a intenção era dissipar as primeiras dúvidas dos jovens missionários de Quixaba, mostrando o carisma, perfil e metodologia próprios da Juventude Missionária, oportunidade em que os Jovens mostraram suas dificuldades na caminhada e puderam expor seus sentimentos para com a missão, sendo também relatado um breve testemunho das missões realizadas pelos jovens de Patos.

No final do encontro ficou a certeza de que mais uma semente da Juventude Missionária foi plantada na nossa diocese, e está em pleno vigor e desenvolvimento, afinal a missão é tarefa essencial da igreja de Cristo, a necessidade de anunciar o evangelho não cessa, a igreja está em permanente estado de missão, e não podemos ficar parados em quanto exitem pessoas precisando serem evangelizadas, assim nas palavras do Papa Francisco:"Prefiro um Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças." - Papa Francisco - Exortação Apostólica Evangelli Gaudium. Jovens Missionários sempre solidários!


















terça-feira, 29 de outubro de 2013

A JUVENTUDE MISSIONÁRIA E AS CRIANÇAS DO REINO


No último dia 12 de outubro, dia da criança e de N. S. Aparecida, a Juventude Missionária da Paróquia de N. S. de Fátima, Patos - PB, pelo terceiro ano consecutivo, partiu em busca das crianças do Reino, em mais uma missão, visitando a comunidade São Paulo Apóstolo, comunidade carente da nossa cidade e também conhecida como Matadouro.

Era difícil descrever o clima que mais uma vez nos envolvia nessa missão, sem dúvida uma das missões mais especiais que realizamos todos os anos desde a fundação e instalação do nosso grupo. E esse ano teve um adicional de emoção, tudo indicava que não poderíamos estar presente por diversos motivos. Assim, um certo vazio e inquietação abateu os nossos semblantes. Palpitava os nossos corações, se sentimos angustiados e inquietos, perguntávamos dentro de nós mesmos: se a gente não for fazer o dia das crianças daqueles pequeninos, quem então irá realizá-lo? Se ninguém as via como crianças, Jesus as via: "Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus." - (Matheus. 19, 13 -15.). E nós como seus seguidores e discípulos não poderíamos permanecer indiferentes.

Entretanto, as coisas conspiraram para dar tudo certo, e a vontade de estar com aquelas crianças foi maior, ou quem sabe a oração e ansiedade daqueles pequeninos, que nos esperavam com bastante antecedência, fizeram com que Jesus nos impelissem para lá, afinal, criança é um ser humano puro e que tem todas as orações atendidas. Assim, com o coração cheio de vontade e de alegria, conseguimos os presentes através de doações, e é claro, as guloseimas que não podem faltar no dia da criança, e partimos para mais uma missão. 

Durante a missão o lema foi: "Deixar as crianças vim até Jesus e nos assemelharmos a elas." Voltamos literalmente a ser crianças, dançando, pulando, brincando e cantando junto com elas. E fomos recompensados com carinho, amizade, ternura, abraços e sorrisos, arrebatados pelo jeito meigo, sereno e puro, que só as crianças conseguem transmitir. Os presentes e guloseimas? Ficaram em segundo plano, a maior alegria era dançar, pular e ser feliz, para elas aquilo valia muito mais do que qualquer presente e dinheiro, elas só queriam no seu dia, apenas ser criança, sentimos que são órfãos de um abraço, de um gesto de carinho, são carentes de amor. 

No final da missão, um dos momentos mais belos foi ver aquelas crianças rezando com amor e pureza, com as mãozinhas no coração, gravamos essa cena na memória e voltamos para casa com um espírito infantil e coração renovado, sabedores que a maior lição daquele dia, não foi a gente que transmitiu, mas foi as crianças que nos transmitiram. Conforme canta o poeta, eis a lição: "E você que é gente grande, também pode aprender, que amar é importante pro meu mundo e para o seu, mas eu tenho a esperança de você ser meu amigo, de voltar a ser criança, pra poder brincar comigo." - (Musica Vamos construir). As crianças nos ensinam que é preciso construir pontes que liguem os nossos corações, só assim é possível edificar o Reino dos Céus aqui na terra, pois: “As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes." - (Livro Pequeno Príncipe.). Que possamos, assim como disse Jesus, nos assemelharmos a elas. Na fé.