Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

terça-feira, 13 de agosto de 2019

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DE PATOS (PB) VISTIA LIXÃO


A Juventude Missionária (JM) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos (PB), no último dia 9 de agosto 2019, realizou mais uma visita ao Lixão da cidade, com o intuito principal de levar fé , esperança,  e solidariedade para com as pessoas que vivem do trabalho de catadores naquele local.

Foi um momento de partilha, testemunho e sabedoria, principalmente quando os jovens missionários puderam escutar muitos relatos de amor e caridade dos catadores que sobrevivem do trabalho no Lixão, pois, são cerca de 40 famílias que sobrevivem direta e indiretamente da renda auferida desse trabalho. O relato desses trabalhadores se mostrou dramático, por conta das condições extremas de trabalho, como por exemplo, a exposição nociva e constante ao sol e a elementos que prejudicam a saúde, bem como a falta de materiais que deixem o trabalho mais seguro, como por exemplo: luvas, botas e máscaras.

O encontro também proporcionou aos jovens a mudanca de (pré)conceitos  em relação aos catadores, não são catadores de lixo, lixo é o que não tem valor, são catadores de materiais recicláveis, mostrando que a reciclagem é uma importante ferramenta para podermos amenizar o grande problema do acúmulo de materiais ou de lixo no mundo, também é importante para reciclarmos as idéias, conceitos e valores, para que sejamos seres humanos melhores, mais amáveis uns com os outros e conscientes que temos que cuidar do nosso planeta com atitudes que diminuam o consumismo desenfreado que gera desperdício.


Ao final do encontro os jovens se despediram dos catadores de forma fraterna, oferecendo um lanche, palavras de fé, oração, e ainda os encorajando a lutarem mesmo diante das dificuldades, e cada jovem recordou as palavras do Papa Francisco, na 'Laudato Si', na qual exorta por uma 'conversão ecológica', mostrando que tudo está interligado e que é preciso cuidar da nossa casa comum.





Nenhum comentário:

Postar um comentário