Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

JM da Paraíba realiza encontro estadual


Nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2019, na cidade de Mamanguape, Arquidiocese da Paraíba, aconteceu o ELJUMI – Encontro de Líderes da Juventude Missionária (JM) do Estado da Paraíba (PB) – que teve a assessoria do Pe. Badacer Neto, atual secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), e contou com a participação de jovens de três Dioceses do Estado: Arquidiocese da Paraíba, Diocese de Patos e Diocese de Cajazeiras.

Durante o encontro os jovens missionários foram convidados a refletir sobre o tema do mês missionário extraordinário voltado a juventude: “Batizados e enviados, a Juventude Missionária em missão no mundo.” Para isso, foi proposto pelo Pe. Badacer Neto, uma reflexão que contemplasse os eixos do mês missionário extraordinário, quais sejam: O encontro pessoal com Cristo; o testemunho; a caridade e a formação.



O objetivo geral da proposta é renovar o impulso missionário pastoral e promover o despertar da consciência da missão ad gentes. Logo após houve uma divisão dos jovens participantes em subgrupos, onde cada grupo era responsável por apresentar na plenária a síntese da reflexão oriunda de um texto acerca das temáticas que embasam a compreensão do mês missionário extraordinário.

Durante o encontro também ocorreu um momento formativo mais prático, na qual os jovens se deslocaram de ônibus para o Município de Baía da Traição, rumo ao encontro de uma aldeia dos Indígenas Potiguaras. Lá os participantes do encontro tiveram uma grande oportunidade de interagir com a cultura indígena local, fazendo perguntas a duas mulheres representantes dos Potiguaras. Nesse momento de grande riqueza, os participantes do ELJUMI puderam ampliar a sua compreensão do modo de viver dos Potiguaras e da luta dos indígenas como um todo por seus direitos e a preservação da sua cultura.

Nos momentos finais do encontro, os jovens participaram da santa missa junto à comunidade, na qual agradeceram o apoio da paróquia e a estadia nas famílias, após houve a calendarização das atividades, com o planejamento das próximas atividades tanto a nível estadual como a nível diocesano, bem como da organização para participação no Congresso Missionário Nacional da JM em 2020. Após esse momento os jovens agradeceram a presença sempre importante do Secretário da POPF, o Padre Badacer, e encerraram rezando ao Senhor na certeza de sempre renovar o compromisso missionário nos corações de cada um.





Nenhum comentário:

Postar um comentário