Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

domingo, 26 de agosto de 2012

Juventude Missionária em Missão: Contrastes

Na volta para casa depois de uma manhã de missão no lixão, realizada no sabado dia 18/08, a Juventude Missionária estava muito diferente...

          
             Tivemos que reavaliar conceitos, visões, expectativas, esperanças... Esperanças essas ditas por uma catadora que dizia que enquanto estivesse se movendo havia vida para ser vivida, onde a JM via amontoados de lixo, eles os catadores viam amontoados de riquezas.
            Como meu Deus eles podem ter fé quando tudo é sofrimento, onde suas vidas se resumem em dia a pós dia buscarem nos destroços um meio para continuarem a jornada!?
               Às vezes reclamamos a Deus por a falta de algum complemento na alimentação diária, hoje a JM tem certeza que Deus diria: “ Não sou injusto, deverias conhecer tu meus filhos do lixão antes de me reclamares”
              Víamos muitos urubus sobrevoando a área e mais uma vez pensávamos que essas aves eram ameaças mas,  mais uma vez para nós da JM era uma coisa e para os catadores era outra coisa e totalmente diferente, Nilma nossa guia e representante do lixão disse-nos que os urubus eram seus aliados, “amigos” dos catadores limpando o local da putrefação dos restos de  animais
           Quando indagado a  Nilma como era à alimentação deles no local ela olhou para o grupo e simplesmente respondeu : Daqui... Daqui que tiramos nosso alimento diário, do “lixo de porta” como é conhecido lá o lixo que sai das nossas casas, e rapidamente a cozinheira do local que estava dentro de sua cozinha improvisada de paus e lona disse-nos com um sorriso puro e feliz que um frango tinha acabado de comer, quantos dias esse frango passou para ser recolhido no carro do lixo, levado para lá e ate ser achado por essa amável cozinheira, nos crucificava a pergunta.
            Em meio ao lixão que parecia sem fim, La no final do horizonte via-se a cidade com seus prédios de certa forma luxuosos e mais uma vez não tinha como não perceber que a visão em frações de segundos nos levava para dois locais totalmente diferentes.
           A resposta da pergunta feita no começo deste texto nos poderia ser respondida com Lucas 10,21, Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim revelaste a eles que nem sempre as coisas saem como queremos que as adversidades da vida e as escolhas que muitas vezes nós e outras pessoas fazem mudam a rota da vida várias vezes, porém a certeza que Deus virá em nosso auxílio nos tornam filhos obedientes, filhos do céu, dignos de misericórdia e amor.
         A hora de irmos embora tinha chegado, a JM voltou com o coração apertado sabendo que quando estivéssemos em casa a realidade daquele local seria a mesma, e quanto a nós restava a oração para que a providência divina chegasse aos filhos de contrastes.












Um comentário:

  1. Sim Juventude Missionária, fiquei cheia de esperança por vocês tão jovens irem por caminhos ao encontro de pessoas que muitas vezes a sociedade faz de conta que nem existe. E vocês foram além da cidade e viram a realidade de pessoas igualmente filhas de Deus mas,que sofre, chora e sorrir apesar de tudo, tudo isso faz-nos pensar o que realmente estamos fazendo por nossos irmãos mais carentes? Um sorriso, um olhar, uma ajuda faz muita diferença na vida dessas pessoas e na nossa também! Parabéns pela atitude e ação, continuem assim, e despertem em outras pessoas o que de melhor existe no ser humano - o AMOR. Que Deus continue abençoando a todos vocês.

    ResponderExcluir