Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Juventude Missionária de Patos vivencia o ELJUMI I

            No sábado, dia 25 de Agosto do corrente ano, a Juventude Missionária teve a honra de receber o nosso coordenador estadual Junior Silva e outros dois convidados espeiais que juntos com os membros da JM fora vivenciada um dia inteiro de formações referentes ao ELJUMI I (Encontro de Líderes da Juventude Missionária) visando um melhor amadurecimento para o ELJUMI II Estadual que acontecerá nos dias 19 à 21 de Outubro de 2012 na nossa Diocese de Patos - PB.
                     
               Na oportunidade, todos puderam aprofundar os conhecimentos sobre a Juventude Missionária e consequentemente sobre as Pontifícias Obras Missionárias. Também foram ressaltados o espírito missionário e o perfil que todo jovem disposto a seguir Jesus deve ter, pois, a necessidade de realizar a evangelização é algo profundo e urgente, o mundo clama cada dia mais pela difusão da vida através das palavras de Cristo.

          Ao final do encontro todos tivemos a certeza de que as palavras do Cristo ecoavam no mundo nos alertando de que: "A messe é grande e os operários são poucos, pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para a sua messe”" -  Lc 10,1- 23. E que o nosso coração deve estar cada dia mais preparado para o desafio da missão cotidiana. 






domingo, 26 de agosto de 2012

Juventude Missionária em Missão: Contrastes

Na volta para casa depois de uma manhã de missão no lixão, realizada no sabado dia 18/08, a Juventude Missionária estava muito diferente...

          
             Tivemos que reavaliar conceitos, visões, expectativas, esperanças... Esperanças essas ditas por uma catadora que dizia que enquanto estivesse se movendo havia vida para ser vivida, onde a JM via amontoados de lixo, eles os catadores viam amontoados de riquezas.
            Como meu Deus eles podem ter fé quando tudo é sofrimento, onde suas vidas se resumem em dia a pós dia buscarem nos destroços um meio para continuarem a jornada!?
               Às vezes reclamamos a Deus por a falta de algum complemento na alimentação diária, hoje a JM tem certeza que Deus diria: “ Não sou injusto, deverias conhecer tu meus filhos do lixão antes de me reclamares”
              Víamos muitos urubus sobrevoando a área e mais uma vez pensávamos que essas aves eram ameaças mas,  mais uma vez para nós da JM era uma coisa e para os catadores era outra coisa e totalmente diferente, Nilma nossa guia e representante do lixão disse-nos que os urubus eram seus aliados, “amigos” dos catadores limpando o local da putrefação dos restos de  animais
           Quando indagado a  Nilma como era à alimentação deles no local ela olhou para o grupo e simplesmente respondeu : Daqui... Daqui que tiramos nosso alimento diário, do “lixo de porta” como é conhecido lá o lixo que sai das nossas casas, e rapidamente a cozinheira do local que estava dentro de sua cozinha improvisada de paus e lona disse-nos com um sorriso puro e feliz que um frango tinha acabado de comer, quantos dias esse frango passou para ser recolhido no carro do lixo, levado para lá e ate ser achado por essa amável cozinheira, nos crucificava a pergunta.
            Em meio ao lixão que parecia sem fim, La no final do horizonte via-se a cidade com seus prédios de certa forma luxuosos e mais uma vez não tinha como não perceber que a visão em frações de segundos nos levava para dois locais totalmente diferentes.
           A resposta da pergunta feita no começo deste texto nos poderia ser respondida com Lucas 10,21, Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim revelaste a eles que nem sempre as coisas saem como queremos que as adversidades da vida e as escolhas que muitas vezes nós e outras pessoas fazem mudam a rota da vida várias vezes, porém a certeza que Deus virá em nosso auxílio nos tornam filhos obedientes, filhos do céu, dignos de misericórdia e amor.
         A hora de irmos embora tinha chegado, a JM voltou com o coração apertado sabendo que quando estivéssemos em casa a realidade daquele local seria a mesma, e quanto a nós restava a oração para que a providência divina chegasse aos filhos de contrastes.












terça-feira, 21 de agosto de 2012

Santo do mês: São Lourenço, Mártir.



No ano 257, o imperador romano Valeriano ordenou uma perseguição contra os cristãos. No início, parecia mais branda do que a imposta por Décio. Ela tinha mais uma conotação repressora, porque proibia as reuniões dos cristãos, fechava os acessos às catacumbas, exilava os bispos e exigia respeito aos ritos pagãos. Mas não obrigava a renegar a fé publicamente. Entretanto, no ano seguinte, Valeriano ordenou que os bispos e padres fossem todos mortos.
 
Lourenço, na ocasião, era o arcediácono, do papa Xisto II, isto é, o primeiro dos sete diáconos a serviço da Igreja de Roma. Dados de sua vida, anterior a esse período, nunca foram encontrados. Porém devia ter uma boa formação acadêmica, pois seu cargo era de muita responsabilidade e importância. Depois do papa, era Lourenço o responsável pela Igreja. Isso quer dizer que ele era o assistente do papa nas celebrações e na distribuição da eucaristia. Mas, além disso, era o único administrador dos bens da Igreja, cuidando das construções dos cemitérios, igrejas e da manutenção das obras assistenciais destinadas ao amparo dos pobres, órfãos, viúvas e doentes. 
 
A partir do decreto de Valeriano, os bispos começaram a ser executados e um dos primeiros foi Cipriano de Cartago, que morreu em 258. Logo em seguida foi a vez de o papa Xisto II ser executado, junto com os outros seis diáconos.
 
Conta a tradição que Lourenço conseguiu conversar com o papa Xisto II um pouco antes dele morrer. O papa ter-lhe-ia pedido para que distribuísse aos pobres todos os seus pertences e os da Igreja também, pois temia que caíssem nas mãos dos pagãos. Lourenço foi preso e levado à presença do governador romano, Cornélio Secularos, justamente para entregar todos os bens que a Igreja possuía. Lourenço pediu um prazo de três dias, pois, como confessou, a riqueza era grande e tinha de fazer o balanço completo. Obteve o consentimento.
 
Assim, rapidamente distribuiu tudo aos pobres e, quanto aos livros e objetos sagrados, cuidou para que ficassem bem escondidos. Em seguida, reuniu um grupo de cegos, órfãos, mendigos, doentes e colocou-os na frente de Cornélio, dizendo: "Pronto, aqui estão os tesouros da Igreja". Irado, o governador mandou que o amarrassem sobre uma grelha, para ser assado vivo, e lentamente. O suplício cruel não demoveu Lourenço de sua fé. Segundo uma narrativa de santo Ambrósio, Lourenço teria ainda encontrado disposição e muita coragem para dizer ao seu carrasco: "Vira-me, que já estou bem assado deste lado".
 
Lourenço morreu no dia 10 de agosto de 258, rezando pela cidade de Roma.
A população mostrou-se muito grata a são Lourenço, que, pelo seu feito, é chamado de "príncipe dos mártires".

Os romanos ergueram, ao longo do tempo, tantas igrejas em sua homenagem que nem mesmo São Pedro e são Paulo, os padroeiros de Roma, possuem igual devoção.



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Clipe - Novo Amanhã

A Canção Nova, em parceria com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), lança o CD Jovens em Canção, em preparação à Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013. 

O álbum traz onze hinos das edições anteriores da Jornada, evento que reúne jovens católicos do mundo todo para celebrar a fé, construindo laços entre diferentes povos e culturas. 

Os hinos foram traduzidos para o português e receberam novos arranjos, que transmitem ao CD toda a emoção que marcou cada uma das Jornadas. Nos vocais estão grandes nomes da música católica. 

Além dos hinos, o CD inclui as faixas bônus inéditas Ide ao mundo e Novo amanhã, inspiradas no tema da JMJ RIO 2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). 

Confira os intérpretes do CD: Eugenio Jorge; Walmir Alencar; Márcio Pacheco; Thiago Tomé; Nilton Jr.; Samuel Ferreira; Davidson Silva; Dunga; Suely Façanha; André Leite; Pitter Di Laura; Marcelo Duarte; Diego Contiero; Cristiano Pinheiro; Eliana Ribeiro; Luciana Antunes; Graça Schelk; Dalvimar Gallo; Gustavo Osterno; Adriana; Ana Lúcia; Eros Biondini; Emanuel Stênio; Karina Maria; Gil Duarte; Olivia Ferreira; Márcio Todeschini; Lucas Corrêa; Ricardo Sá; Fátima Souza.


 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Entrevista missionária do mês



Mais uma entrevista concedida pelos membros da Juventude Missionária e neste mês foi a entrevista do nosso amigo Matheus Nóbrega. Matheus é uma pessoa muito carismática, muito paciente e para onde vai leva seu jeito espontâneo e humilde de ser. É com ele também que a nossa Juventude Missionária iniciou a nossa pequena banda.

Como você se vê na JM?
Uma pessoa esforçada pelo grupo de caráter verdadeiro e amizades sinceras para buscar o verdadeiro sentido da JM com Jesus.

1.    Você está de acordo com a metodologia do grupo?
Sim, com certeza, pois foi através do grupo e de sua metodologia que eu tive mais conhecimento para uma nova caminhada em outros grupos de igreja.

2.    O que você acha do grupo sobre a forma com que ele no geral se organiza para as missões?
Acho muito interessante, pois é uma realização vinda de nossos corações a mando de Deus para que assim possamos interagir uns com os outros para organização e cumprimento com responsabilidade nos deveres das missões.

3. Você participa de outros grupos ou faz parte de alguma outra coisa na igreja?
Sim. Participo da Crisma na capela do Divino Salvador, faço parte do grupo de Oração Litúrgica também do Divino Salvador e sou um dos coordenadores da Infância missionária de Nossa Senhora de Fátima.

4.   Se você pudesse escolher o que você queria ser no futuro o que você escolheria e por quê?
Gostaria de ser um médico humilde e que pudesse agradar as pessoas com um bom trabalho buscando assim salvar as pessoas deste mundo.

5.    Diga o que faz um jovem como você que poderia só ligar pra festas e brincadeiras a  participar da igreja?
Não podemos ser pessoas do mundo entregues ao que ele nos oferece, eu penso diferente, pois alguns jovens só pensam nas festas, ou seja naquilo que passa rápido,  bebedeiras, pensamentos impróprios, não ligo pra nada disso, sou uma pessoa caseira, com amizades verdadeiras e sinceras, não tenho inimizades e me dou bem com todo mundo.Sou uma pessoa que erra e peço perdão, que ama e quer ser amado e sou esforçado para cumprir meus planos e objetivos no decorrer da minha vida.

6.    Qual a importância de Jesus na sua vida?
Pra mim é saber reconhecer o verdadeiro sentimento de amor e carinho recebido dele através da minha família, buscando compreender a minha verdadeira missão a ser cumprida na minha vida.

7.   Qual foi a missão que mais lhe marcou? Por quê?
Foi a missão de Olho d água. Por que foi uma das missões que eu realmente pude contribuir com a palavra de Deus, com diversão e com muita alegria para as crianças e jovens daquela cidade.

8.   O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Gosto de tocar violão clássico esse exercitar através do ciclismo e do basquete.

9.    Matheus você conseguiu compreender o Tempo de Esperas ( alusão ao livro de Pe. Fabio de Melo) que você teve para adentrar na Juventude Missionária? (Participação de Romualdo)
Sim.  Eu queria entrar no começo mais eu senti que ainda não tinha vocação, não estava preparado, apesar da minha imensa vontade de entrar, mais foi a partir do grupo de Oração do Divino Salvador e de um conselho de Padre Evandro que me senti preparado para entrar na JM.

10.  Fale como você era antes de entrar na igreja e depois de entrar? O que mudou na sua vida?
Um menino sem entendimento da vida que não sabia o verdadeiro sentido de uma caminhada na busca por Jesus e depois que conheci meus amigos foi uma das primeiras influências a seguir para uma caminhada na igreja e gostaria de agradecer muito em primeiro lugar a Deus e em segundo lugar a minha família católica, pois foi ela o principal ponto da minha vida que fez com que eu busca-se o caminho verdadeiro, honesto e tendo uma vida digna e responsável.Houve sim meu comportamento, mudou completamente e é graças a Deus que eu agradeço a oportunidade de receber uma missão para minha vida.

11.  Diga uma música que é importante na sua vida.
São duas: Mais uma vez (Renato russo).
Essa é uma das músicas do mundo que eu acho que tem um lado sentimental para vida das pessoas de grupos religiosos.
Conhece um coração
É uma das músicas católicas que faz com que eu clame o Espírito Santo fazendo com que ele esteja presente na minha vida, no meu coração, dos meus amigos, familiares e etc.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dai-lhes vós mesmos de comer!

              Juventude Missionária, é hora de ajudar alguém, é hora de fazermos um pequeno milagre da mutiplicação dos alimentos, pois, o próprio senhor nos deu essa ordem: "dai-lhes vós mesmos de comer." Essa música será o som que nos vai dar forças para ajudar todas aquelas pessoas que vivem diariamente a tragédia da fome! "Quem poderia imaginar que a JM ia ajudar alimentar a multidão!" - Quatro Por Um (adaptado). Na fé.