Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sábado, 16 de outubro de 2021

Anunciada a beatificação de Pauline Jaricot para maio de 2022

Pauline Jaricot será beatificada em 22 de maio de 2022. O anúncio foi feito pelo Secretário-Geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) na França, Gaëtan Boucharlat de Chazotte, por meio de uma mensagem em vídeo, recebida pela Agência Fides. O fundador da Associação para a Propagação da Fé e o Movimento do Rosário Vivo será elevado à honra dos altares de Lyon no dia 22 de maio, no bicentenário da fundação da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé (POPF), durante a celebração eucarística presidida pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Luis Antonio Tagle.

Maria Jaricot (1799-1862), fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé, foi declarada Venerável em 25 de fevereiro de 1963, por São João XXIII. Em 26 de maio de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão do Venerável.

Nascida em uma família rica em Lyon, após 15 anos de vida rica, ela experimentou sofrimento físico e espiritual, contexto em que teve uma profunda experiência de Deus, por meio dos sacramentos.

O perdão e a oração profunda a levaram a superar um grave trauma e a partir daquele momento sua vida mudou radicalmente. Paulina veio consagrar sua vida a Deus por voto solene na capela de Nossa Senhora de Fourvière em Lyon e se dedicou exclusivamente a servir a Deus nos pobres e enfermos, visitando diariamente hospitais e incuráveis, colocando ataduras em suas feridas e oferecendo palavras de conforto. A ajuda aos necessitados foi acompanhada por uma vida de intensa oração, recebendo a Eucaristia diariamente, intercedendo pela conversão dos pecadores e pela evangelização do mundo.

Percebendo as dificuldades econômicas das missões, Pauline promoveu iniciativas de arrecadação de fundos: assim nasceu o que mais tarde seria chamado de “Obra de Propagação da Fé”, que foi oficialmente fundada em 3 de maio de 1822.

Campanha Missionária no Brasil distribui santinho de Paulina 
Para animar o mês missionário, foram distribuídos para todas as dioceses do Brasil santinhos com a Oração Missionária. A imagem escolhida neste ano é de Paulina Jaricot, em vista das celebrações previstas para 2022.

Presente em 130 países, as POM celebram no próximo ano os 200 anos da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, 100 anos de elevação do caráter pontifício das Obras e 400 anos da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Fonte: POM

Nenhum comentário:

Postar um comentário