Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Missão Sem Fronteiras: juventude divulga carta-compromisso

“Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2, 11)
Nós da Juventude Missionária, reunidos na cidade de Contagem, Minas Gerais, nos dias 04 a 13 de janeiro de 2019, vivenciamos a IV Missão Sem Fronteiras, tendo como tema “Superando a violência” e o lema “Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2,11). Estiveram presentes 120 missionários, entre eles: jovens, famílias missionárias, padres e religiosas de diversos estados do Brasil, além do Paraguai e da Guatemala. A Missão foi acolhida pela Paróquia de São Domingos, no bairro Nova Contagem, que é cuidada pastoralmente pela Congregação dos Missionários Combonianos.
Durante esses dias, nos encontramos com diversas realidades situadas nas periferias urbanas das cidades de Contagem e Esmeraldas, onde fizemos a experiência do encontro com Jesus Cristo na vida de cada pessoa das 12 comunidades visitadas. Nesse contexto, experienciamos os desafios das duras realidades como a violência, o tráfico de drogas, a prostituição, a pobreza e a inexistência de políticas públicas (educação, saúde, segurança, saneamento…).

Iluminados pelo tema e o lema da Missão, vivenciamos junto às comunidades momentos de profundo diálogo com diversas denominações cristãs e não cristãs, levando-nos a compreender que esse diálogo é um caminho para a comunhão nos fazendo superar o egoísmo que gera a violência e nos impede de partilhar a vida, tornando nossa espiritualidade vazia. Percebemos que o caminho da paz se faz com justiça e o reconhecimento de que todos somos irmãs/irmãos, filh@s do mesmo Pai.
Crentes disso, e conscientes de que somos enviados pelo nosso batismo, sentimo-nos impelidos a sair do nosso comodismo para nos comprometer com as situações de nosso povo que clama por justiça, paz, igualdade e dignidade. Atentos aos sinais dos tempos e instigados por nossa fé e pelas realidades encontradas, nos comprometemos a fortalecer nos grupos de nossas comunidades o carisma missionário, indo ao encontro das pessoas esquecidas e descartadas de nossa sociedade.

Que a Mãe Aparecida, primeira discípula missionária, nos abençoe, acompanhe e seja nossa inspiração.
Jovens missionários, sempre solidários.

Nova Contagem, Contagem, Minas Gerais aos 14 dias do mês de Janeiro.
Festa do Batismo de Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário