Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

JM da Paraíba realiza III Missão Jovem



Em sintonia com o Ano Diocesano da Juventude e com a Igreja no mundo que conclama por uma espiritualidade de saída, aconteceu entre os dias 16 e 20 de janeiro a III Missão Jovem da Juventude Missionária da Diocese de Cajazeiras em São Domingos (PB).

Com jovens oriundos das Paróquias Menino Deus (Triunfo), Nossa Senhora do Rosário (S. João do Rio do Peixe), São João Bosco (Cajazeiras), São Pedro (Pombal), da Arquidiocese da Paraíba e da Diocese de Patos, a Juventude Missionária da Paróquia São Domingos de Gusmão acolheu a todos durante esta experiência missionária, onde puderam vivenciar diversos momentos de encontro com o Cristo.

Andriele da Paróquia Menino Deus nos fala que “aprendeu muito nas Visitas e na convivência com os outros Missionários. O que com certeza, mais me ensinou, foi visitar uma casa que mora uma senhora com problemas de audição. Ela não escutava quase nada do que eu falava, mas ao me despedir, me abraçou ternamente e ficou imensamente feliz por missionários terem visitado a casa dela. Acredito que esse seja o espírito missionário, visitar a todos, levar o Evangelho a todos, pois só com nossa presença, fazemos grande diferença, pois cada missionário, ao anunciar a Boa Nova, se torna um outro Cristo”.
A programação contou com missa de envio, visitas missionárias na cidade e na zona rural, adoração ao Santíssimo junto à comunidade paroquial, celebrações nas comunidades, encontro com crianças, luau missionário, avaliação e planejamento.
Para Tallis da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Missão Jovem foi “uma experiência incrível,que nunca irei me esquecer, logo pude sentir o verdadeiro ardor de um jovem missionário,de ir ao encontro de nosso irmão e levar a palavra do Senhor até ele. Momentos especiais ficaram marcados em minha mente,a exemplo da jovem que afastou-se da igreja”.
Durante a manhã do domingo, foi repassado o todo o calendário das atividades à serem realizadas durante o ano seja à nível de Estado e/ou Diocese, motivando a todos à participarem principalmente no tocante ao Ano da Juventude.
Foi uma experiência incrível, de muito aprendizado, principalmente na vida de cada um que foi nessa missão. Foi minha primeira missão fora de João Pessoa, e tive o prazer de conhecer outras realidades diferentes das que conheço e vejo todos os dias na cidade onde moro, ressaltou o jovem Davi da Arquidiocese.
Ao término da Missão foi apresentada a nova equipe de coordenação da JM tanto na Diocese quanto no Estado, na qual Ana Cynthia guiará os passos da JM Diocesana e David Kennedy junto aos coordenadores diocesanos (Rayane da Arquidiocese, Romualdo de Patos e Ana Cynthia de Cajazeiras) guiará a JM estadual.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Missão Sem Fronteiras: juventude divulga carta-compromisso

“Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2, 11)
Nós da Juventude Missionária, reunidos na cidade de Contagem, Minas Gerais, nos dias 04 a 13 de janeiro de 2019, vivenciamos a IV Missão Sem Fronteiras, tendo como tema “Superando a violência” e o lema “Deus não faz distinção entre as pessoas” (Rm 2,11). Estiveram presentes 120 missionários, entre eles: jovens, famílias missionárias, padres e religiosas de diversos estados do Brasil, além do Paraguai e da Guatemala. A Missão foi acolhida pela Paróquia de São Domingos, no bairro Nova Contagem, que é cuidada pastoralmente pela Congregação dos Missionários Combonianos.
Durante esses dias, nos encontramos com diversas realidades situadas nas periferias urbanas das cidades de Contagem e Esmeraldas, onde fizemos a experiência do encontro com Jesus Cristo na vida de cada pessoa das 12 comunidades visitadas. Nesse contexto, experienciamos os desafios das duras realidades como a violência, o tráfico de drogas, a prostituição, a pobreza e a inexistência de políticas públicas (educação, saúde, segurança, saneamento…).

Iluminados pelo tema e o lema da Missão, vivenciamos junto às comunidades momentos de profundo diálogo com diversas denominações cristãs e não cristãs, levando-nos a compreender que esse diálogo é um caminho para a comunhão nos fazendo superar o egoísmo que gera a violência e nos impede de partilhar a vida, tornando nossa espiritualidade vazia. Percebemos que o caminho da paz se faz com justiça e o reconhecimento de que todos somos irmãs/irmãos, filh@s do mesmo Pai.
Crentes disso, e conscientes de que somos enviados pelo nosso batismo, sentimo-nos impelidos a sair do nosso comodismo para nos comprometer com as situações de nosso povo que clama por justiça, paz, igualdade e dignidade. Atentos aos sinais dos tempos e instigados por nossa fé e pelas realidades encontradas, nos comprometemos a fortalecer nos grupos de nossas comunidades o carisma missionário, indo ao encontro das pessoas esquecidas e descartadas de nossa sociedade.

Que a Mãe Aparecida, primeira discípula missionária, nos abençoe, acompanhe e seja nossa inspiração.
Jovens missionários, sempre solidários.

Nova Contagem, Contagem, Minas Gerais aos 14 dias do mês de Janeiro.
Festa do Batismo de Nosso Senhor.