Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DA PARAÍBA REALIZA ENCONTRO DE LÍDERES - ELJUMI


"Foi meu Deus quem me chamou, me escolheu, me quis, me consagrou, para anunciar ao mundo o seu grande amor e respondi: Aqui eu estou. Envia-me Senhor." Música - Envia-me, senhor


Durante os dias 1, 2 e 3 de junho de 2018, na cidade de Patos, aconteceu o ELJUMI - Encontro de Líderes da Juventude Missionária (JM) do Estado da Paraíba (PB) - assessorado pelo Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), o padre Badacer Neto. O encontro contou  também com a presença de representantes de todas as dioceses do Estado com grupos de JM: Cajazeiras, Patos, Campina Grande e Arquidiocese da Paraíba. 

O encontro teve como temática principal o estudo e aprofundamento do tema do último Congresso Missionário Nacional, ou seja, "Sinodalidade e comunhão", e como subtema: "Jovens missionários para uma Igreja em saída: sal da Terra e Luz do Mundo". Na oportunidade, o padre Badacer conduziu os jovens missionários a partir do evangelho (Mateus 5, 13 - 15) e da metodologia de trabalho da JM (4 áreas integradas) para dialogarem sobre o mundo em que estamos (ver), quem somos (julgar) e o que podemos fazer (agir), fazendo todos refletirem e buscarem respostas sobre três perguntas fundamentais: Como entendemos a sinodalidade na prática? Como avaliamos a comunhão em nossas realidades? Quais os avanços e desafios na perspectiva da igreja sinodal? 

Momento formativo com o Padre Badacer - Sinodalidade e comunhão

Após, foi ressaltado pelo Padre Badacer o fato de Igreja e sinodalidade serem sinônimos, assim como igreja e comunhão são inseparáveis. Somos chamados a “fazer da igreja uma casa e escola de comunhão” (cf. DAp 156 e 188). "Somos convidados à santidade na comunhão e missão"(DAp 136). Ainda para ajudar nas reflexões também ocorreu a breve colaboração do Bispo Diocesano de Patos (PB), Dom Eraldo Bispo da Silva, que basicamente enfatizou: "É no encontro fraterno que percebemos a sinodalidade presente."
As belezas do Sertão Paraibano - Cultura do Bem Viver

Na programação do encontro, ocorreu um breve passeio missionário para a contemplação das maravilhas da criação de Deus, com uma rápida visita ao um dos pontos turísticos naturais da região do sertão paraibano, conhecido como a Pedre do Tendó, localizado no município de Teixeira - PB, resgatando e endossando também na memória dos jovens uma das temáticas vividas pela Juventude Missionária nos últimos anos: "A cultura do bem viver." 
Jovem David falando no grupo, eleito coordenador da JM na PB para 2019 -2020

O encontro de líderes também teve caráter eletivo, sendo assim, foram definidas, sob a chancela do Padre Badacer, as novas equipes de coordenações diocesanas e estadual para o biênio (2019 - 2020), sendo o jovem David, da Diocese de Cajazeiras, o escolhido para ser o coordenador Estadual; e compondo a equipe estadual: Anna Cynthia, para a coordenação na Diocese de Cajazeiras; Romualdo Pereira, para a coordenação da Diocese de Patos - PB; Suelainy, para a coordenação da Diocese de Campina Grande, e Rayane, para coordenar a Arquidiocese da Paraíba.

Ao final do encontro, o momento do envio missionário marcou o seu encerramento, através do gesto de entrega da cruz missionária a cada jovem pelo Padre Badacer, os jovens missionários renovaram sua fidelidade e compromisso permanente com a missão, embalados e motivados ao som e letra cativante da música: "Envia-me, Senhor". 
Envio missionário - cruzes símbolo da missão, mãos unidas em gesto de compromisso e fidelidade











Nenhum comentário:

Postar um comentário