Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

TESTEMUNHO MISSIONÁRIO - JOVENS REPRESENTANTES DA PARAÍBA RELATAM SENTIMENTO DE PARTICIPAREM DA III MISSÃO SEM FRONTEIRAS

Representando o estado da Paraíba, foram enviadas as duas jovens Amanda Araújo e Rayanne Oliveira, ambas do grupo de Juventude Missionária de Mamanguape, Arquidiocese da PB. Elas relataram como foi a experiência que vivenciaram durante as duas semanas que lá estiveram:

“Participar da III Missão Sem Fronteiras foi, para mim, uma experiência totalmente singular e inexplicável. Ao ser uma das escolhidas para representar o estado da Paraíba, tive medo. Medo de uma realidade que, desde o inicio, eu sabia que seria diferente da qual eu já estava habituada. Tive medo de não ser capaz. Mas após chegar nas terras riograndenses, após o acolhimento da equipe organizadora e após a troca de experiências com os jovens que chegavam de cada canto do Brasil, e também do Paraguai, o medo se esvaiu e Deus me deu a segurança de que Ele estaria comigo em cada momento, e Ele esteve. Em cada visita, em cada conversa, em cada abraço e olhar, eu consegui enxergar Deus no outro. Ao entrar em cada casa e conhecer a realidade de vida do povo de Viamão, eu me sentia mais povo com eles, e queria fazer de suas lutas, as minhas também. Volto para casa com a mala cheia de novas ideias e maneiras de pensar, histórias para contar e momentos para lembrar. Sinto meu ardor missionário plenamente renovado para continuar a missão daqui, enquanto espero as sementinhas que plantamos por lá darem frutos também!” relatou a missionária Amanda.

Já Rayanne disse: "A III Missão sem Fronteiras me fez novamente ver as coisas por um outro lado, o lado que ninguém não tem tempo, não tem despojamento de querer encontrar. As primeiras experiências de visitas começaram (16/01) no assentamento filhos de Sepé, conhecendo e vendo a realidade de pessoas que eram e são até hoje excluídas por serem assentadas, e do dia 17/01 a 19/01 iniciou-se as visitações na cidade de Viamão, distrito metropolitano de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que me trouxe uma realidade de experiência bem distinta da que sou acostumada a ter e ver no Nordeste, como grande impacto de experiência me deparei com o pouco calor da fé católica local, na qual grande parte da população é de religião umbanda e espirita. Logo, na divisão de comunidades tive a oportunidade de ficar na Santa Cruz, onde pude viver realidades bem diferentes, mas que mesmo assim todas esbanjavam a alegria de Cristo ressuscitado. Cada história, cada verdade, cada trajetória com sua essência e em cada luta e batalha escutada, naquele momento, parecia ser minha também, e assim o leve e o humano da vida me fazia deixar livre as lágrimas e os sorrisos, por fim, as experiências missionárias de celebrações, terço missionário, encontro de Infância e Adolescência Missionária (IAM), visita ao asilo e as casas vizinhas da comunidade, onde nos deparamos com pessoas acolhedoras ou mais retraídas e fechadas, poucos jovens, enfermos físicos e mentais, me trouxeram a oportunidade de uma nova bagagem e com essa nova bagagem eu trago de volta mais um livro de memorias, que pretendo nunca esquecer e fazer dessas memorias um testemunho vivo ao mundo dessas pessoas fortes e amadas por Deus."

E é com a alegria do Evangelho que teremos uma Igreja em saída!!!

Jovens Missionários, sempre solidários!!!

Fonte: Facebook:
Juventude Missionária - Mamanguape/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário