Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Juventude Missionária realiza ação solidária no dia das Crianças





"A verdadeira felicidade está escondida dos nossos olhos materialistas, está nas coisas simples e invisíveis, ser rico de verdade é ser feliz sem motivos."

A Juventude Missionaria (JM) da Paróquia de Nossa Senhora de Fatima, Diocese de Patos - PB, realizou no último dia das crianças, 12 de outubro de 2018, mais uma ação solidária, mas sobretudo uma ação de fé e amor ao próximo.

Essa missão no dia das crianças já é algo marcante na JM, pela nona vez seguida e com as graças de Deus, os jovens da JM fizeram campanha, pediram doações e realizaram sacrifícios pessoais para mais uma vez essa atividade missionária acontecer. Desta vez a comunidade escolhida pelo grupo foi "Serrote Liso" comunidade localizada às margens da alça sudoeste na cidade de Patos - PB, extremamente carente, quiçá a comunidade mais pobre da cidade, onde as condições de vida são bem difíceis.



Mesmo diante de tanta pobreza e dificuldades, a comunidade acolheu os missionários de braços abertos, fato esse expressado no sorriso e felicidade estampados nos rostos de cada criança que ali residia, o intuito dos missionários ela levar alegria, um pouco de fé, e doar um brinquedo para abrilhantar mais ainda aquele dia, que é tão especial, já que é o dia da criança e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do nosso sofrido e amável povo brasileiro.


Ao final da missão os jovens perceberam que tudo foi uma troca linda: Uma troca de olhares, brincadeiras, alegrias, partilha da fé. Foi levado por cada missionário um sorriso ,mas eles foram devolvidos em dobro por cada criança. Essas missões singelas nos despertam que é preciso manter sempre a esperança, independentemente da adversidade, cada criança nos deu a belíssima lição de que a verdadeira felicidade está escondida dos nossos olhos materialistas, está nas coisas simples e invisíveis, ser rico de verdade é ser feliz sem motivos. Como nos recorda aquela velha e bela historia:


Certo dia, um pai muito rico levou seu filho a uma viagem pelo país com o objetivo de lhe mostrar como era ser pobre. Eles passaram alguns dias e noites na fazenda de uma família considerada bastante pobre. 

Quando retornaram a casa, o pai perguntou ao filho se ele tinha gostado da viagem. “Foi ótimo, pai”, respondeu o menino. Depois disso, o progenitor perguntou: “Você viu como as pessoas pobres podem ser?”. “Oh, sim” disse o garoto. “Então, o que você aprendeu com essa viagem?”, perguntou o pai.

O filho respondeu: “Eu vi que nós temos um cão e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que ocupa metade do nosso quintal, e eles têm um riacho sem fim. Nós temos lanternas importadas no nosso jardim, e eles têm as estrelas à noite. Nosso pátio alcança o jardim da frente, e eles têm o horizonte inteiro.

Temos um pequeno pedaço de terra para viver e eles têm campos que vão além da nossa visão. Nós temos funcionários que nos servem, mas eles servem aos outros.

Nós compramos os nossos alimentos e eles cultivam os deles. Temos muros em redor da nossa propriedade para nos proteger, e eles têm amigos que os protegem”.

O pai do menino ficou sem palavras com o seu resumo viagem. Em seguida, seu filho acrescentou: “Isso me mostrou o quão pobres nós somos”.







sábado, 6 de outubro de 2018

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DA DIOCESE DE CAJAZEIRAS REALIZA INTERCÂMBIO


Durante o último final de semana de setembro, 28, 29 e 30/09, aconteceu na Paróquia São Pedro em Pombal – PB, o V Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária. Com o propósito de animar a missionariedade entre os grupos existentes na Diocese, o Intercâmbio reuniu jovens advindos das Paróquias São João Bosco (Cajazeiras), Nossa Senhora do Rosário (São João do Rio do Peixe), São Domingos de Gusmão (São Domingos), São Pedro (Pombal), bem como da Paróquia Nossa Senhora de Fátima da vizinha Diocese de Patos. A Infância e Adolescência Missionária da Paróquia São Pedro também se fez presente durante o encontro, animando assim, a todos os presentes.
A programação contemplou momentos de Oração, Formação, Visitas Missionárias, Fraternidade e Gesto Concreto. Como oração podemos destacar o Terço Missionário realizado na abertura do Encontro e a Santa Missa presidida pelo Pe. Erivanio que é Pároco da Paróquia que acolheu o encontro e coordenador diocesano do COMIDI. No âmbito formativo aconteceram dois momentos, onde os Padres Dacio José (Setor Juventude) e Everton Gabriel (Animação Bíblico Catequetica e ex- coordenador estadual da Juventude Missionária) partilharam respectivamente com todos sobre o Sínodo dos Bispos e o Jovem Missionário na Igreja em Saída.

O centro de convivência da terceira idade da cidade de Pombal e famílias que residem no território da Paróquia São Pedro, foram o foco das visitas missionárias realizadas durante o intercâmbio. Na oportunidade, como gesto concreto do encontro, famílias foram contempladas com cestas básicas.
Sobre o V Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária alguns jovens que participaram deixaram sua mensagem. Para Cézar Nobrega, coordenador da JM na Paróquia São Domingos de Gusmão, “participar do Intercâmbio pela primeira vez, foi um momento incrível, Deus me proporcionou momentos ímpar na minha Vida, e me fez despertar cada vez mais a força da Missão, a força de ser um Jovem Missionário”.

Romualdo Pereira, coordenador estadual da JM destaca que “mais uma vez o Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária de Cajazeiras foi uma grande demonstração que os jovens querem ser os protagonistas da Missão da Igreja, assumindo com entusiasmo e verdadeiro ardor missionário cada momento de ação, formação e partilha que foram propostas durante esses três dias, literalmente tomando as ruas da cidade de Pombal, deixando transparecer aquilo que é mais marcante nessa fase da vida: o vigor e a alegria do coração para anunciar o Evangelho da boa nova, pois como diz a sábia frase: “Se o coração não arde os pés não caminham.” Mais do que o calor do sertão paraibano, ardeu durante esses dias o amor pela missão.”
“A JM da Paróquia São Pedro agradece a todos os grupos que participaram do V Intercâmbio. Foram três dias produtivos com orações,formação e missão. Foi um encontro de fortalecimento do nosso espírito missionário” destacou o Jovem Francieudes.
Na oportunidade, foi anunciada as mudanças nas coordenações diocesana e estadual a partir do próximo ano. O Jovem David Kennedy da Paróquia São João Bosco/Cajazeiras, atual coordenador diocesano da JM em Cajazeiras conduzirá a coordenação estadual e a Jovem Anna Cynthia da Paróquia Nossa Senhora do Rosário/São João do Rio do Peixe assumirá a coordenação diocesana.
Coordenação Diocesana da Juventude Missionária
Conselho Missionário Diocesano














quarta-feira, 5 de setembro de 2018

DIRETOR NACIONAL DAS POM VISITA JM DA DIOCESE DE PATOS - PB


"Não fazemos missão, nós somos a missão."
Padre Maurício 

No dia 4 de Setembro de 2018, a Juventude Missionária  (JM) da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos - PB, recebeu a visita ilustre do Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil (POM), o Padre Maurício da Silva Jardim.

O encontro foi marcado pela alegria, partilha de conhecimentos missionários, e sobretudo pelo testemunho do Padre Maurício. O padre, aproveitando sua passagem pela Diocese de Patos - PB, pois está realizando uma formação com o clero diocesano, encontrou-se com os jovens da Juventude Missionária, onde teve a oportunidade de conhecer a cada um, e depois partilhou brevemente alguns momentos da sua vasta experiência missionária.


O Padre Maurício relatou breves fatos da sua vida missionária, em especial a missão ad gentes realizada no país africano de Moçambique, de como a vida nesses países ainda é essencialmente comunitária, as pessoas ainda conseguem viver com menos egoísmo, então aproveitou para deixar aos jovens belíssimos ensinamentos: é preciso aprender a ser comunidade, sermos mais "Nós" e menos "Eu", superar a sociedade egoísta centrada no indivíduo.

Ao final do encontro o Padre ainda alertou aos jovens que não fazemos missão, mas cada um é uma missão em si mesmo. Recordou também, através de sua fala e de vídeos exibidos, que atualmente os ventos são muito mais favoráveis a missão, fato evidenciado no pontificado do Papa Francisco, que inclusive para 2019 declarou o ano extraordinário da missão na Igreja.









quinta-feira, 2 de agosto de 2018

JUVENTUDE MISSIONÁRIA REALIZA MISSÃO EM COMUNIDADE CARENTE




"Leva-me aonde os homens necessitem tua palavra, necessitem de força de viver, onde falte a esperança, onde tudo seja triste, simplesmente por não saber de Ti."

A Juventude Missionária (JM) da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos - PB, realizou no mês de julho de 2018, uma pequena ação missionária na comunidade conhecida como Serrote Liso, comunidade extremamente carente que vive as margens da Alça Sudoeste, próximo ao Bairro Salgadinho, Patos - PB, e como veremos, também vivem as margens da vida social patoense.


A comunidade possui várias famílias vivendo em condições bastante adversas, falta tudo de mais básico e elementar para garantir a mínima dignidade da pessoa humana (cf. CF/88, Art. 1°, III), desde a falta de água encanada, luz elétrica e outros serviços essenciais. A maioria das casas da comunidade são construídas de taipa, ou seja, construções precárias de paredes que utiliza barro amassado para preencher os espaços, muito impróprias para a vida humana salutar, além do mais, a comunidade tem muitas crianças, as que mais sofrem por essas condições ruins e pelo descaso poder público.

Nessa missão os jovens missionários puderam levar, além de uma pequena ajuda material em forma de doações, também palavras de conforto e esperança, por mais que a vida esteja difícil, sempre é possível nutrir forças para a luta diária através da fé. Os jovens  ao visitaram a maioria das famílias da comunidade, que foram muito acolhedores, rezaram, refletiram a palavra de Deus, e exortaram aos moradores da importância de ter fé em todas as situações, bem como lutar por seus direitos mais elementares, sempre com a perspectiva otimista de que é possível uma vida melhor, não deixando que os problemas da vida ofusquem nossa visão esperançosa, lembrando da famosa frase de Santo Agostinho, que serviu muito como exemplo: "Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas." 


Ao final da missão, os jovens missionários lembraram das palavras do Padre Badacer, Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), proferidas no último Encontro de Líderes da Juventude Missionária da Paraíba (ELJUMI PB 2018): "Cantamos na música alma missionária que: 'leva Leva-me aonde os homens necessitem tua palavra, necessitem de força de viver, onde falte a esperança, onde tudo seja triste, simplesmente por não saber de ti', mas as vezes não estamos dispostos, enquanto missionários, a ir a esses lugares tristes e que faltam esperança!" Que Deus conduza os missionários e abra os seus corações para sempre ir a essas periferias existenciais, pois, "Se o coração não arde, os pés não caminham."













segunda-feira, 4 de junho de 2018

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DA PARAÍBA REALIZA ENCONTRO DE LÍDERES - ELJUMI


"Foi meu Deus quem me chamou, me escolheu, me quis, me consagrou, para anunciar ao mundo o seu grande amor e respondi: Aqui eu estou. Envia-me Senhor." Música - Envia-me, senhor


Durante os dias 1, 2 e 3 de junho de 2018, na cidade de Patos, aconteceu o ELJUMI - Encontro de Líderes da Juventude Missionária (JM) do Estado da Paraíba (PB) - assessorado pelo Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), o padre Badacer Neto. O encontro contou  também com a presença de representantes de todas as dioceses do Estado com grupos de JM: Cajazeiras, Patos, Campina Grande e Arquidiocese da Paraíba. 

O encontro teve como temática principal o estudo e aprofundamento do tema do último Congresso Missionário Nacional, ou seja, "Sinodalidade e comunhão", e como subtema: "Jovens missionários para uma Igreja em saída: sal da Terra e Luz do Mundo". Na oportunidade, o padre Badacer conduziu os jovens missionários a partir do evangelho (Mateus 5, 13 - 15) e da metodologia de trabalho da JM (4 áreas integradas) para dialogarem sobre o mundo em que estamos (ver), quem somos (julgar) e o que podemos fazer (agir), fazendo todos refletirem e buscarem respostas sobre três perguntas fundamentais: Como entendemos a sinodalidade na prática? Como avaliamos a comunhão em nossas realidades? Quais os avanços e desafios na perspectiva da igreja sinodal? 

Momento formativo com o Padre Badacer - Sinodalidade e comunhão

Após, foi ressaltado pelo Padre Badacer o fato de Igreja e sinodalidade serem sinônimos, assim como igreja e comunhão são inseparáveis. Somos chamados a “fazer da igreja uma casa e escola de comunhão” (cf. DAp 156 e 188). "Somos convidados à santidade na comunhão e missão"(DAp 136). Ainda para ajudar nas reflexões também ocorreu a breve colaboração do Bispo Diocesano de Patos (PB), Dom Eraldo Bispo da Silva, que basicamente enfatizou: "É no encontro fraterno que percebemos a sinodalidade presente."
As belezas do Sertão Paraibano - Cultura do Bem Viver

Na programação do encontro, ocorreu um breve passeio missionário para a contemplação das maravilhas da criação de Deus, com uma rápida visita ao um dos pontos turísticos naturais da região do sertão paraibano, conhecido como a Pedre do Tendó, localizado no município de Teixeira - PB, resgatando e endossando também na memória dos jovens uma das temáticas vividas pela Juventude Missionária nos últimos anos: "A cultura do bem viver." 
Jovem David falando no grupo, eleito coordenador da JM na PB para 2019 -2020

O encontro de líderes também teve caráter eletivo, sendo assim, foram definidas, sob a chancela do Padre Badacer, as novas equipes de coordenações diocesanas e estadual para o biênio (2019 - 2020), sendo o jovem David, da Diocese de Cajazeiras, o escolhido para ser o coordenador Estadual; e compondo a equipe estadual: Anna Cynthia, para a coordenação na Diocese de Cajazeiras; Romualdo Pereira, para a coordenação da Diocese de Patos - PB; Suelainy, para a coordenação da Diocese de Campina Grande, e Rayane, para coordenar a Arquidiocese da Paraíba.

Ao final do encontro, o momento do envio missionário marcou o seu encerramento, através do gesto de entrega da cruz missionária a cada jovem pelo Padre Badacer, os jovens missionários renovaram sua fidelidade e compromisso permanente com a missão, embalados e motivados ao som e letra cativante da música: "Envia-me, Senhor". 
Envio missionário - cruzes símbolo da missão, mãos unidas em gesto de compromisso e fidelidade