Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

JUVENTUDE MISSIONÁRIA REALIZA MISSÃO PELAS RUAS DA CIDADE


No dia 21 de agosto de 2016, a Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos - PB, partiu para realizar mais compromisso missionário (agir), denominada "Acordar com fé e sem fome", o intuito era sair pelas ruas da cidade de Patos em busca dos moradores de rua, pessoas que estão em situação de alto risco social, submetidos as intempéries do tempo, da violência, da fome, e da própria sorte, esperando uma eventual solidariedade das pessoas.

Antes de sair para as ruas, os jovens missionários realizaram, por volta das 21:00 horas, uma breve oração diante do santíssimo, nas orações o pedido era uníssono: que Deus pudesse abençoar a missão, bem como a vida de todas as pessoas que fossem eventualmente encontradas durante o percusso pelas vias escuras e perigosas da nossa cidade, mas sempre na certeza de que Jesus estava no barco e que estávamos zarpando para águas mais profundas, em busca de pescar os homens por Ele designado dos mares mais sombrios, que são o abandono afetivo, a fome e a miséria, pois, como disse a Santa Madre Tereza de Calcutá, que tanto serviu aos pobres, marginalizados e oprimidos: "A falta de amor é a pior de todas as pobrezas."  


Durante a missão, iniciada por volta das 03:00 da manhã, os jovens encontraram vários moradores de rua, ao ver cada pessoa, depois de uma conversa simples, na qual os jovens falavam da palavra de Deus e ofereciam esperança e ternura, os jovens também puderam oferecer como doação: calçados, roupas, e um singelo lanche, um café da manhã. Ao final de cada encontro, muitas lições eram assimiladas pelos jovens, e uma oração era realizada, para que cada morador encontrasse fé mesmo diante das dificuldades, lembrando das palavras de Santo Agostinho quando diz que "O amor: resiste na adversidade, é forte no sofrimento, é paciente na falta de fé, é a riqueza para os pobres,  é vida aos moribundos, o AMOR É TUDO."

Com os primeiros raios de sol no horizonte e mais um compromisso missionário devidamente realizado, os jovens tiveram a certeza que viver a essência da igreja é abraçar com o coração a missão, é encontrar Jesus no irmão do pobre, pois, Ele teve sede, fome, e estava nu, e fomos amparar as suas necessidades, sendo igreja samaritana e cuidando das feridas daqueles que estão nas periferias existenciais da vida, abandonados e a margem, sabendo ainda que tudo é apenas um pequeno serviço,como sintetizou um dia seu trabalho a Santa Madre Tereza de Calcutá: "Sei que meu trabalho é apenas um gota no oceano, mas sem ela, o oceano seria menor."





Nenhum comentário:

Postar um comentário