A fim de conhecer melhor a comunidade, na qual tem por missão servir a Deus e ao povo, o Bispo da Diocese, Dom Eraldo Bispo da Silva, vem fazendo visitas pastorais por toda a região de Patos e seu arredores, e no mês de setembro foi a vez da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Paróquia a qual pertence a Juventude Missionária, de acolher e acompanhar o bispo na sua missão de evangelização pelos bairros e comunidades agregadas a região da Paróquia de Fátima.
A Juventude Missionária, juntamente com o Pe. Evandro, a irmã Antonieta e Flávio, coordenador da comunidade, ficou responsável por levar o bispo para conhecer uma comunidade muito querida para nós, que frequentemente estamos lá, buscando aprender e transmitir do amor de Deus, a comunidade São Paulo, popularmente conhecida por Matadouro, para os que já acompanham o nosso blog, certamente já viram algo que relatamos sobre essa comunidade e sua triste realidade, na qual a pobreza e o descaso das autoridades públicas com aquela população chamam a atenção de qualquer um que deixar o conforto da sua casa e for de encontro com aquela realidade.
O bispo Dom Eraldo, fez o que nós particularmente mais gostamos de fazer como missionários, o simples porta a porta, esse porta a porta tem a magia de levar-nos para dentro das casas, das famílias, das histórias, das realidades. O simples porta a porta que tem a capacidade de mudar a vida de alguém, que leva esperança e deixa a paz no coração de quem se habilita a ir. E foi exatamente essa a sensação que tínhamos durante o trajeto nas casas, a paz e a alegria, e o que mais chamava a atenção era a felicidade das pessoas por receber em suas casas o pastor designado por Deus para cuidar de nós, suas ovelhinhas, as pessoas se surpreendiam por vê-lo importando-se com elas, rezando e dando conselhos, e ao final de cada visita víamos no olhar das famílias a felicidade esperançosa por saber que dessa vez eram elas quem recebiam as visitas e não mais elas que tinham que ir atrás de visitar, de procurar. Era como se soubessem que Deus não iria desampará-las e que mandava ao seu encontro aquelas pessoas que levavam mensagem de paz e amor para suas casas.
A missão do porta a porta começou por volta das 09:30 da manhã e se entendeu até às 12:30. Visitamos cerca de 60 famílias e conhecemos cerca de 60 histórias que Deus queria que ouvíssemos e víssemos com nossos olhos. Ao fim dessa missão ficou mais certa ainda a sensação da mensagem que a Juventude Missionária transmite: é necessário sair da nossa realidade para ir de encontro com o irmão, com aquele que Jesus Cristo nos mandou amar, é necessário saber que a igreja tem que buscar ir, sair, renovar-se na missão, pois quando os jovens vão à missão os céus louvam, mas quando os grandes doutrinadores da igreja desejam ir também, há festa no coração de Deus!