Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

domingo, 27 de julho de 2014

Papa diz que dinheiro impede muitos jovens de seguir Jesus



O Pontífice afirmou que atualmente muitos jovens chamados ao seguimento de Jesus não conseguem corresponder, pois estão “presos ao dinheiro”

“Rezar pelas vocações para que Deus mande sacerdotes e religiosas com o coração entregue a Ele, livres da idolatria da vaidade, do poder e do dinheiro”, foi a exortação do Papa Francisco durante a homilia nesta segunda-feira, 3, na Casa Santa Marta.
O Pontífice , a partir da liturgia do dia, falou da figura do jovem que apresentou-se a Jesus e perguntou o que era necessário para ser perfeito e a ele é feita a proposta de vender tudo, dar ao pobres e ser discípulo. Porém, o jovem entristeceu-se pois tinha muitos bens, explica o Papa.

“Seu coração inquieto, por causa do Espírito Santo que o impelia a aproximar-se de Jesus e segui-lo, era um coração cheio, e ele não teve coragem de esvaziá-lo. Ele fez a escolha: o dinheiro. Ele era um homem bom, nunca roubou, nunca! Nunca traiu: era dinheiro honesto. Mas seu coração estava preso lá, ele era apegado ao dinheiro e não teve a liberdade de escolher. O dinheiro escolheu por ele”, enfatizou.
Francisco afirma que nos dias de hoje muitos jovens são chamados ao seguimento de Jesus, mas não têm a coragem de deixar tudo e segui-Lo. A alegria – explica o Papa- que a princípio os impulsiona a aproximar-se de Jesus, torna-se tristeza, pois há algo que o paralisa e não os deixa seguir o Mestre.
“Devemos rezar para que o coração destes jovens possa esvaziar-se, esvaziar-se de outros interesses, outros amores, para que eles sejam livres. E esta é a oração pelas vocações: “Senhor, envie freiras, envie sacerdotes e defenda-os da idolatria, da idolatria da vaidade, do orgulho, da idolatria do poder e do dinheiro”, ensinou Francisco.
Por fim, o Papa pediu orações pelas vocações, de modo que o “Senhor possa entrar nos corações e dotar-lhes da alegria indizível daqueles que seguem Jesus de perto”.
Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/
Por: Agência Canção Nova

segunda-feira, 21 de julho de 2014

“NÃO SE PODE DESPERDIÇAR A VIDA DANDO VOLTAS”, DIZ PAPA AOS JOVENS


O Papa Francisco realizou nesse sábado uma visita pastoral na região de Molise, na Itália. Ao encontrar-se com os jovens da diocese de Abruzzo e de Molise, o Papa fez um discurso cheio de esperança:

De um lado, estejam à procura daquilo que realmente conta, que permanece estável no tempo e é definitivo, estejam em busca de respostas que iluminem a mente de vocês e aqueça o coração não somente no espaço de uma manhã ou por um breve trecho de estrada, mas para sempre. A sociedade de hoje e seus modelos culturais, por exemplo, a ‘cultura do provisório’, não oferecem um clima favorável para a formação de escolhas de vida estáveis com laços sólidos, construídos numa rocha do amor, de responsabilidade, mas na areia da emoção do momento.
Hoje escolho isso, amanhã aquilo, mas, vou para onde o vento sopra; ou quando acaba meu entusiasmo, minha vontade, inicio outro caminho. E assim se dá voltas pela vida, como num labirinto! O caminho não é o labirinto. Não se pode desperdiçar a vida dando voltas.
Todavia, caros jovens, o coração do ser humano aspira coisas grandes, valores importantes, amizades profundas, laços que se reforçam nas provações da vida, ao invés de romper-se. O ser humano aspira amar e ser amado: essa é a nossa aspiração mais profunda.
A cultura do provisório não exalta a nossa liberdade, mas nos priva do nosso verdadeiro destino, das metas mais verdadeiras e autênticas. É uma vida em pedaços. É triste chegar a uma certa idade, olhar o caminho que fizemos e descobrir que foi feita em diferentes pedaços, sem unidade, sem definição: tudo provisório.
Não deixem que lhes seja roubado o desejo de construir na vida de vocês coisas grandes e sólidas! É isso que nos leva adiante. Não se contentem com pequenas metas! Aspirem à felicidade, tenham coragem, a coragem de sair de vocês mesmos, de arriscar plenamente o futuro de vocês junto a Jesus. Ele nos ama definitivamente, escolheu-nos definitivamente, doou-se definitivamente a cada um de nós. É nosso defensor e irmão mais velho e será nosso único juiz.
Tenham coragem e esperança também ao enfrentar as dificuldades derivantes dos efeitos da crise econômica. A coragem e a esperança são dotes de todos, mas, em particular, dos jovens: coragem e esperança.


quinta-feira, 17 de julho de 2014

COORDENAÇÃO ESTADUAL DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA - PB - FAZ AVALIAÇÃO



           
            Aconteceu no último dia 16 de julho a reunião da coordenação estadual da Juventude Missionária da Paraíba na Diocese de Patos - PB. A finalidade precípua foi avaliar as atividades missionárias que foram realizadas até o presente momento do ano de 2014, bem como fazer um breve planejamento e estabelecer metas  para o decorrer do ano.

      O encontro contou com a presença do Coordenador Estadual Junior Silva, na oportunidade foram apresentados novos materiais direcionados para evangelização dos jovens. Também foi realizada uma breve avaliação da caminhada no âmbito das cinco dioceses componentes do nosso Estado, bem como foram propostos novos projetos de evangelização permanente que coloquem os Jovens no protagonismo da missão.


         Ao final do encontro, ficou firmado o compromisso do ELJUMI - Encontro de líderes da Juventude Missionária - bem como serão intensificadas no decorrer do segundo semestre do ano novas ações de implantação da Juventude Missionária nas cinco dioceses do Estado, para que assim possam ser fixadas e fortalecidos mais ainda o carisma da obra.




quarta-feira, 2 de julho de 2014

Religião e sucesso no esporte


Em tempos de Copa do Mundo, o Jovens Conectados foi atrás de quem entende de futebol. De quem tem uma carreira consagrada e dá testemunho de sua fé. Convertido há três anos, Elano, jogador de futebol e camisa 7 do Flamengo, é casado, tem duas filhas e hoje dá graças a Deus por sua profissão. Ele conta como concilia a fé e o sucesso dentro e fora dos gramados e dá um recado para os jovens: “não se deixem levar pelo mundo. Façam uma experiência com Deus e com a Igreja o quanto antes. Amigo bom é aquele que quer te levar para o céu”.
Nascido no interior de São Paulo, na cidade de Iracemápolis, Elano Blumer, 33 anos, começou a carreira ainda adolescente no time juvenil do Guarani (SP). Foi transferido para o Santos em 2001. De lá para cá, passou pela Ucrânia, Inglaterra, Turquia, Grêmio, Flamengo e pela seleção brasileira. Mais da metade de sua vida foi nos campos. Porém, o encontro com Deus, a conversão – o que ele mesmo chama de  “presente de Deus” – aconteceu apenas em 2011.
O sonho, segundo ele, não é mais o sucesso, mas sim fazer o bem para as pessoas. “A cada dia conheço mais a Igreja e a nossa doutrina. Estou apaixonado e luto para levar para a minha vida, o meu dia a dia, tudo o que tenho aprendido. Se Deus quiser me proporcionar mais sucesso, tudo bem, mas já não é a minha principal meta. A religião me ajuda a ser mais humano. Ser católico é muito lindo”, conta, emocionado.
Mais difícil que ser católico é dar testemunho de fé, ainda mais sendo famoso. Elano afirma que existem muitos atletas e artistas católicos, mas também há aqueles que ainda não conhecem a Igreja. Para ele, esse é também um desafio. “Estou tentando encorajá-los, mostrar um pouco do que vivo. Ainda assim, tenho muitos amigos, como o Thiago Martins e a Paloma Bernardes (atores), que me ajudam nessa caminhada. Eles têm famílias católicas e são pessoas maravilhosas”,  conta.
Apesar de hoje estar convicto de sua fé, o camisa 7 do rubro-negro carioca revela que seu passado foi muito difícil. Foram mais de 10 anos em um meio que oferecia a alegria momentânea com festas, bebida e mulheres. “Muitos me julgam pelo que fiz, mas poucos têm a coragem de mudar, renunciar o mundo e buscar a paz do Senhor. Não é um caminho só de flores, até porque passei por muitos espinhos. Deus não muda a história, mas muda o final dela”, afirma.
Com uma carreira relativamente curta no futebol, Elano está certo de que não atuará por muito mais tempo. Ele tem contrato até o fim deste ano. Ao mesmo tempo, revela que tem muita vontade de estar mais perto do serviço à Igreja.  “O Senhor tem colocado novos projetos em meu coração. O dom de jogar futebol foi Ele quem me proporcionou. Agora, pergunto ao Senhor se devo seguir, porque a minha vontade é muito grande de me aproximar ainda mais da Igreja e viver perto de Cristo a cada dia. Devo tudo isso à minha esposa e a alguns amigos sacerdotes e cantores católicos. Estou em oração frequentemente, mesmo na concentração e nos jogos. Rezar faz bem, e serenidade é o que mais busco para a minha vida atualmente”, revela.

Por Amandda Souza – da equipe Jovens Conectados
Fonte: http://www.jovensconectados.org.br/religiao-e-sucesso-no-esporte.html