Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UMA VISITA SIMPLESMENTE MARCANTE!


"Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração."

Estas foram as primeiras e singelas palavras do Papa Francisco para o povo brasileiro, começava uma visita marcante e emocionante que duraria quase uma semana. Em cada gesto, um momento de pausa e reflexão, uma mensagem para ser vivida, acalentando os nossos corações cada vez mais sedentos da água viva do Cristo. Com toda a sua humildade, o Papa Francisco tornou sua visita o próprio evangelho vivo, impossível não perceber semelhanças, Jesus estava junto com ele.

No primeiro momento, conforme referido, o pedido de licença para adentrar as nossas casas e respectivamente os nossos corações, relembrando o próprio Cristo que ao avistar o pequeno Zaquel a se equilibrar numa árvore, pede ao mesmo: " Desça depressa, Zaqueu, porque hoje preciso ficar em sua casa." (Lucas, 19, 1-10). Nos dias seguintes, o mesmo evangelho continuaria a ser relembrado, a multidão que subia nas árvores para escutar o pastor, que se espremia nas ruas em grande quantidade, ainda que de madrugada, para apenas ver o pastor, na esperança de tirar uma foto, ouvir uma palavra reconfortante, vislumbrar um gesto, um aceno, revigorar a fé.


O que dizer dos encontros pessoais do Papa Francisco com inúmeras pessoas, dentre elas crianças, jovens e doentes, relembrando os encontros que o Cristo fez com a Samaritana naquele poço, com o próprio Zaquel, com Nicodemos, ou com o centurião Romano, encontros que transformavam a vida dessas pessoas, e certamente não foi diferente com as pessoas que encontraram o Papa Francisco. Dentre eles, podemos destacar o encontro com um menino na rua, que se emocionou profundamente, relembrando a passagem onde o Cristo diz"Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus" (Matheus, 19,13 -15). E o depoimento de Oscar Schmidt, que atualmente está lutando contra o câncer, ao encontrar-se com o Papa, também foi extremamente comovente:

"Se não resolver desta vez, não resolve mais. O Papa pode me dar a bênção, mas quem cura é a fé. A maior bênção que você pode ter é a bênção do Papa. Ele veio em um momento muito importante para o Brasil. O povo brasileiro é muito sofrido."


Durante os momentos da Jornada Mundial da Juventude, a mensagem aos jovens foi clara e precisa, é necessário abandonar as alegrias passageiras de um mundo completamente secularizado, ir contra a maioria para sermos jovens de Cristo, lutar contras as culturas perpetuadas de morte, que banalizam a violência e a sexualidade dos jovens, transformado cada Jovem em mero fantoche dos passageiros e enganadores prazeres do mundo, é preciso lutar sem medo de sermos felizes.

"Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!"


Outra mensagem tocante do Papa Francisco, era o legado do evangelho, da missão que deveríamos adotar, não podemos receber a mensagem do evangelho e colocá-la em segundo plano, é necessário de acordo com o Papa levar a palavra do evangelho a todas as pessoas, principalmente aos mais sofridos e marginalizados, pois, essa foi a opção primordial do Cristo, e foi através do rosto dos mendigos e esmagados pelas misérias humanas que o Cristo se relevou a São Francisco de Assis pela primeira vez.

"O evangelho num é para os próximos, mas é essencialmente para os mais distantes, nas periferias, aos indiferentes. Não podemos dormir tranquilos enquanto alguém está morrendo de fome."


Sempre de bom humor, chamou a atenção de todos alguns detalhes durante a visita. O Papa Francisco foi questionado sobre sua segurança e disse com veemência algumas respostas aos jornalistas. Primeiro lhe foi perguntado se teve medo quando as pessoas cercaram o carro simples na qual utilizara nas ruas do Rio, ele respondeu que não sentiu medo em momento algum. Sobre o fato do Papa Móvel não conter os vidros de segurança completos, o Papa também foi categórico ao responder: "Quando visitamos alguém que amamos, não visitamos dentro de uma caixa de vidro."


Ao final de todas essas reflexões pertinentes a vista do Papa e da Jornada Mundial da Juventude, onde é necessário depois de encontramos o Cristo, partirmos em missão. Fiquemos no coração com a mensagem do Papa Francisco durante a homilia em Aparecida, dizia ele que é preciso e fundamental que todo cristão:

"Viva na alegria, deixe se surpreender por Deus,  mantenha sempre a esperança."


Verdadeiramente, o Papa Francisco veio nos oferecer a única e necessária preciosidade que tinha: o Cristo Jesus! Meditemos com o belíssimo salmo proclamado e cantado na missa de envio da Jornada Mundial da Juventude, porque é necessário publicar as maravilhas do Senhor! Ná fé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário