Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL DE DOM ERALDO À DIOCESE DE PATOS


“O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)

Queridos Irmãos e irmãs da amada Diocese de Patos,
Saudações!

Com o coração pleno de alegria senti um desejo muito forte de chegar mais perto de todos vocês e encontrei este modo simples escrevendo-lhes uma mensagem ainda de Advento na grande e feliz expectativa do Natal do Senhor.
É tempo de esperança, de renovação e de Alegria (Dies gaudium). Tempo propício em que o coração humano se dilata para acolher o infinito amor de Deus que vem se instalar em nosso meio por ser Ele “O Emanuel” – Deus conosco.
Todos gostamos de ornamentar as nossas casas, nossas instalações, nossos comércios, nossas igrejas, nossas praças, nossos presépios, etc. Tudo é muito belo e de forma criativa nos fala da alegria e da esperança de Deus que vem a nós. No entanto percebemos que tudo isso tem um valor maior quando é expressão de um interior ornamentado dos valores do Reino de Deus. Quando escutamos a voz de João que nos chama para “endireitar as estradas e aplainar os caminhos… “, isto é, ajustar o nosso viver conforme o projeto salvífico de Deus, de Jesus, o Salvador, o Príncipe da Paz.
Permitam-me aproveitar este Natal, mesmo sem ainda ter assumido o pastoreio desta Igreja, para dizer-lhes do amor e do afeto que já tomou conta dos meus sentidos e do meu coração. É algo que não posso explicar. Deus que se faz “hóspede de nossa alma” nos dá presentes e estes presentes são transformados em esforço de missão. Quero com tantos presentes de Deus fazer a missão do amor e da doação para todos os meus “Diocesanos”.
Estou rezando para que a chuva benfazeja chegue logo nesta terra que clama por um refrigério. Esperemos confiantes, pois logo virá esta riqueza para todos. Façam do coração o grande presépio que tem um especial lugar para Jesus e para os seus preferidos, os pobres.
São estas as minhas palavras para desejar-lhes um Natal Santo e a chegada feliz do novo ano.

Deus abençoe generosamente a todos.

Com afeto e bênçãos,
Dom Eraldo Bispo da Silva

Fonte:http://www.diocesedepatospb.org.br/

Ordenação Episcopal de Dom Eraldo, o mais novo Bispo da Diocese de Patos


A Diocese de Barreiras-BA se prepara para celebrar hoje, dia 27 de dezembro a Ordenação Episcopal do Monsenhor Eraldo Bispo da Silva, eleito pelo Papa Bento XVI no último dia 7 de novembro para suceder Dom Manoel dos Reis de Farias na Sede Episcopal de Patos-PB. A Concelebração Eucarística acontecerá na Catedral de São João Batista em Barreiras-BA às 17h e será presidida pelo Eminentíssimo Senhor Cardeal Geraldo Magella Agnello, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia.

Uma representação da Diocese de Patos, composta por cerca de quarenta pessoas, está se organizando para participar da Ordenação de Monsenhor Eraldo em Barreiras. Na Paróquia de N. Sra. do Perpétuo Socorro, o Monsenhor Eraldo recebeu alegremente a equipe e na ocasião gravou entrevista e mensagens para os seus fiéis que estão em Patos. Ao longo das gravações, o Bispo Eleito de Patos várias vezes se emocionou ao falar sobre seu futuro pastoreio e sobre o povo que o espera com tanto carinho e esperança.
Por volta do meio dia, foi oferecido um almoço aos bispos, clero e a toda comitiva de Patos e Monteiro que foi a Barreiras para participar da Ordenação Episcopal.

Fonte: http://www.diocesedepatospb.org.br/


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Juventude Missionária é representado no Jovens em Missão

              Foi realizado nos dias 1 e 2 de dezembro de 2012,  em Aparecida - PB, Diocese de Cajazeiras, o encontro de jovens da Juventude Missionária e de outras pastorais, denominado Jovens em Missão, cujo tema proposto era: Jovem, não adianta! Somente o infinito pode preencher o seu coração! "Mas vós, quem dizeis que eu sou?."
             Durante o encontro todos os jovens foram convidados a refletir sobre a missão e o chamado do Cristo a cada um de nós. Para isso aconteceram formações e momentos de vivência onde cada participante pôde expor seu testemunho e experiência. Ainda na programação do evento houve um momento de adoração, um grande arrastão pelas ruas da cidade de Aparecida, e é claro uma pequena missão, visitar as casas da cidade, pregando o evangelho e convidando todos os moradores a se juntar aos jovens para louvar e agradecer ao nosso Deus.
            No final do evento cada jovem pode responder com toda a convicção do seu coração a pergunta do próprio Cristo: ""Mas vós, quem dizeis que eu sou?." - Vós é o Cristo Jesus, filho de Deus a quem louvaremos na nossa juventude e vida.  Na fé.





          

domingo, 2 de dezembro de 2012

Advento



Meditando a chegada de Cristo, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração.

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte.

Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena.

Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação. Começa-se no 1º Domingo, acendendo apenas uma vela e à medida que vão passando os domingos, vamos acendendo as outras velas, até chegar o 4º Domingo, quando todas devem estar acesas. As velas acesas simbolizam nossa fé, nossa alegria. Elas são acesas em honra do Deus que vem a nós. Deus, a grande Luz, "a Luz que ilumina todo homem que vem a este mundo", está para chegar, então, nós O esperamos com luzes, porque O amamos e também queremos ser, como Ele, Luz.

No lº Domingo, há o perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra, mas viverão em Deus por Jesus Cristo. Sendo Deus, Jesus fez-se filho de Adão para salvar o seu pai terreno. Meditando a chegada de Cristo, que veio no Natal e que vai voltar no final da História, devemos buscar o arrependimento dos nossos pecados e preparar o nosso coração para o encontro com o Senhor. Para isso, nada melhor que uma boa Confissão, bem feita.

Até quando adiaremos a nossa profunda e sincera conversão para Deus?

No 2º Domingo, meditamos a fé dos Patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida. Pela fé, superaram todos os obstáculos e tomaram posse das Promessas de Deus. É uma oportunidade de meditarmos em nossa fé; nossa opção religiosa por Jesus Cristo; nosso amor e compromisso com a Santa Igreja Católica – instituída por Ele para levar a salvação a todos os homens de todos os tempos. Qual tem sido o meu papel e o meu lugar na Igreja? Tenho sido o missionário que Jesus espera de todo batizado para salvar o mundo?

No 3º Domingo, meditamos a alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade. Davi é o rei imagem de Jesus, unificou o povo judeu sob seu reinado, como Cristo unificará o mundo todo sob seu comando. Cristo é Rei e veio para reinar; mas o seu Reino não é deste mundo; não se confunde com o “Reino do homem”; seu Reino começa neste mundo, mas se perpetua na eternidade, para onde devemos ter os olhos fixos, sem tirar os pés da terra.

No 4º Domingo, contemplamos o ensinamento dos Profetas: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias. O Profeta Isaías apresenta o Senhor como o Deus Forte, o Conselheiro Admirável, o Príncipe da Paz. No seu Reino acabarão a guerra e o sofrimento; o boi comerá palha ao lado do leão; a criança de peito poderá colocar a mão na toca da serpente sem mal algum. É o Reino de Deus que o Menino nascido em Belém vem trazer: Reino de Paz, Verdade, Justiça, Liberdade, Amor e Santidade.

A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela é da cor verde, que simboliza a esperança e a vida, enfeitada com uma fita vermelha, simbolizando o amor de Deus que nos envolve e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.

O Tempo do Advento deve ser uma boa preparação para o Natal, deve ser marcado pela conversão de vida – algo fundamental para todo cristão. É um processo de vital importância no relacionamento do homem com Deus. O grande inimigo é a soberba, pois quem se julga justo e mais sábio do que Deus nunca se converterá. Quem se acha sem pecado, não é capaz de perdoar ao próximo, nem pede perdão a Deus.

Deus – ensinam os Profetas – não quer a morte do pecador, mas que este se converta e viva. Jesus quer o mesmo: “Eu vim para que todos tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Por isso Ele chamou os pecadores à conversão: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus” (Mt 4,17); “convertei-vos e crede no Evangelho” ( Mc 1,15).

Natal do Senhor, este é o tempo favorável; este é o dia da salvação!

Prof. Felipe Aquino

Fonte: http://www.cancaonova.com