Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A vida é feita de detalhes, de detalhes é feito a vida!

       Diz o dicionário Aurélio que detalhe significa: “Narrar minuciosamente; minudenciar, particularizar”. É nessa temática que os detalhes de uma vida passam diante dos nossos olhos sem percebermos, às vezes o que era essencial não foi tratado com minúcia, e aquele detalhe que podia mudar a nossa vida foi relegado e não esmiuçado pelo nosso sentimento particular de prioridades.
           Lembro-me, que a cerca de três anos atrás se encontrava com meu pai enfermo e debilitado no leito de um hospital público, local de sofrimento e calamidades, que transmite as fraquezas e mazelas humanas em sua forma mais intensa: a dor. Passei cerca de quinze madrugadas em claro esperando que meu pai pudesse sair daquela situação, e que finalmente ele pudesse voltar pra casa. Naquela ocasião a vida oferecia-me detalhes, que poderia ser ou não compreendidos, o sofrimento da minha família e das outras pessoas naquele ambiente faziam realçar a certeza de uma fé maior que nos sustentavam. Via constantemente pessoas que entravam em estado grave de saúde, e pessoas que choravam e rezavam, e sempre pela manhã acordava ouvindo orações pessoais de alguns pacientes que com os olhos lacrimejando olhavam fixamente para um quadro de Cristo de vestes brancas e reluzentes e outro quadro de Nossa Senhora e rezavam... E rezavam... Pedindo a cura para o corpo, e para a alma a salvação. Em poucos dias estavam curadas e prontas pra voltar para casa, e os médicos ficavam felizes, porém, eu pensava longamente, aquelas imagens foram capazes de fazer lembrar a cada pessoa que aqui esteve que ele pode te curar através da fé! Elas curavam mais do que mil remédios. Um detalhe fascinante!
         Outro dia quando conversava com uma colega de curso ela relatava todas as dificuldades na qual tinha passado, e o quanto o sofrimento e as mazelas da vida nos revelam detalhes para a qual somos cegos. Nesses momentos percebemos o quanto o nosso castelo de areia baseado em meros preceitos que queremos seguir, é vulnerável a ruir. As coisas da vida se tornam pequenas e banais comparados a dor de ver alguém que se ama partindo, o dinheiro não vale absolutamente nada, o que nos resta é apenas a nossa fé. Ai vale o conhecimento popular que diz: “Gastamos a nossa saúde correndo atrás de dinheiro e depois temos que gastar todo o nosso dinheiro correndo atrás da saúde de volta!” Mais um detalhe que não atentamos! Deixamos por livre e espontânea vontade que os detalhes maiores da vida e que fazem a diferença fiquem relativizados, esquecemos de dizer a alguém o quanto ela é especial para nós, abandonamos ao desdém essas atitudes tão preciosas, porque elencamos prioridades que eram para ser apenas segundas opções.
          Portanto viva a vida dentro dos seus detalhes mais preciosos! Não deixe escapar nada. Jesus fascinava a todos e ainda fascina, porque ele era capaz de extrair os detalhes mais preciosos dos momentos da vida, assim como o garimpeiro extrai o ouro do cascalho. Ele via nos pastores do campo em gestos simples quando cuidava dos seus rebanhos, uma oportunidade de falar para seus discípulos sobre coisas extraordinárias: as coisas do alto. Faça você também o mesmo, transforme o cascalho em ouro. Faça dos pequenos detalhes do cotidiano, os seus momentos mais eternos, e extraia lições delas. Na fé!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário