Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Histórias de Santos

Jacinta Marto


Um dos "Três Pastorinhos de Fátima", Jacinta Marto nasceu a 11 de Março de 1910, em Aljustrel. Era irmã de Francisco Marto. Este com 8 anos e a irmã com 7 foram, a par de sua prima Lúcia de Jesus Santos (1907- ), então mais velha, com 10 anos completos, testemunhas de aparições de Nossa Senhora em Fátima, na Cova da Iria, entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917. Jacinta apenas viu e ouviu, Francisco apenas viu, e Lúcia viu, ouviu e dialogou.
Jacinta, como o irmão e prima, nasceu em Aljustrel, lugar que pertence a Fátima, pertencendo a uma família numerosa. Ela e Francisco eram os mais novos de sete irmãos e dois meios-irmãos. Eram pobres, embora sem sentirem dificuldades como outras muitas famílias da região. Os pais eram lavradores, os mais pequenos pastoreavam entre as colinas e olivais da região de Fátima e Ourém. Jacinta ainda foi à escola, embora sem ter podido continuar os estudos. Denunciavam a timidez das crianças pobres e entregues ao quotidiano solitário por entre montes e arbustos com o gado. Jacinta era uma criança pacata e ingénua, de vida cristã.
Esteve em todas as aparições entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917. Todas estas se sucederam em Fátima, na Cova da Iria, à excepção da de 13 de Agosto, quando os três videntes se encontravam em Vila Nova de Ourém, onde se encontravam detidos pelas autoridades, que mantiveram, entre 13 e 16 de Agosto, Jacinta, Francisco e Lúcia sobre interrogatórios acerca dos segredos revelados pela Senhora, nada obtendo, todavia, da boca das crianças, que terão sido, segundo versões postas a circular nos meios católicos, sujeitas a torturas de confissão. A aparição de Agosto deu-se então no lugar dos Valinhos, a 19 desse mês.
Sozinha, ainda viu Nossa Senhora várias vezes ou com ela comunicou, registando grandes transformações na sua conduta espiritual.
A vida de Jacinta nunca mais se desassociou das aparições de Fátima, a última das quais se deu em 13 de Outubro de 1917, com o célebre "milagre do Sol", pedido por Lúcia e presenciado por inúmeras pessoas que acorreram a Fátima para o presenciar. Morreu ainda criança, ainda ia fazer 10 anos de idade, a 20 de Fevereiro de 1920.
Desde 1951, o seu corpo está sepultado, a par de Francisco, na Basílica de Fátima. Por outro lado, em 1949 foi iniciado o seu processo de beatificação, conjuntamente com o de seu irmão, tendo sido confirmados em 1998 como Veneráveis. A 13 de Maio do ano de 2000, precisamente em Fátima, em cerimónia expressamente presidida por Sua Santidade, o papa João Paulo II, foram finalmente beatificados
.
Fonte: Jacinta Marto. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-02-19].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$jacinta-marto>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário