Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sábado, 15 de agosto de 2020

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DA CIDADE DE PATOS (PB) COMPLETA 10 ANOS



Apenas o amor explica a missão.
"A minha vocação é o amor."
- Santa Teresinha

No dia 15 de agosto de 2010, na paróquia Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos (PB), foi implantada a Juventude Missionária (JM), grupo ligado as Pontifícias Obras Missionárias (POM), sendo, de fato, o primeiro grupo oficial de JM a surgir no Estado da Paraíba (Lembrando que a JM no Brasil completou 15 anos). 

Para lembrar essa data tão importante, agradecendo a Deus por essa graça e prestando uma singela homenagem, recordaremos em tópicos alguns momentos inesquecíveis dessa missão de amor e fé que marcou bastante os corações das pessoas ao longo desses últimos dez anos, pois, "depois de uma longa jornada é preciso relembrar os motivos que nos fizeram partir", e trazer a memória quem somos e o porquê da nossa missão.

Não é sobre "ser visto" é sobre "Serviço"


A JM em sua primeira missão em 2010: buscar as "crianças do reino" e ajudar a fortalecer a IAM 

A JM é um grupo de jovens da Igreja engajados na ação e serviço evangelizador, logo, ao longo desses dez anos o que nos guiou foi sempre o objetivo que Cristo brilhasse em nossas ações "Que Ele cresça e eu diminua" (João 3, 30) sabendo também que "O mensageiro não é mais importante que a mensagem".

Não é sobre ficar é sobre partir em missão

A JM encara o desafio missionário em 2011

Em 2011 a JM encara uma longa estrada em missão 


Ao longo desses dez anos a missão levou os jovens da JM por várias estradas, antes mesmo do Papa Francisco (O seu papado inicia em 2013) proferir aquela extraordinária afirmação: "Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada, por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma e fechada, agarrada as próprias seguranças"(Evangelii Gaudium, 49). 

Não é sobre fugir do mundo, mas é sobre estar no mundo e dar testemunho

Em 2012 a JM participa do Dia Nacional da Juventude (DNJ)

JM no primeiro ELJUMI da Paraíba em 2012

Os jovens da JM vem ao longo de todos esses anos dando testemunho concreto de amor a missão, "O nosso mundo no coração, o nosso coração no mundo".  É preciso amar o mundo para evangeliza-lo, porém, "Muitos por não querer estar no mundo, dizem apenas estar em Deus", entretanto, é preciso que o amor de Deus seja difundido neste mundo, antes é preciso amá-lo, amar a todos, sem distinções. 

JM é um curso que me leva a um percurso, uma formação que me leva para uma ação

Em 2013 missão na comunidade Santa Maria Madalena

JM faz visitas as famílias - 2013

JM em dia celebrativo com os jovens da cidade de Quixaba - 2013

JM em missão porta a porta na comunidade Matadouro (São Paulo) - 2013

JM em missão nas comunidades rurais - 2013

Não é apenas sobre pregar o Evangelho, mas ser um Evangelho vivo

JM visita crianças enfermas no Hospital Infantil - 2014

JM na comunidade rural com as crianças - 2014

JM na comunidade rural com as crianças - 2014

Missão junto aos moradores de rua - 2014

Missão é partir, caminhar, mas é também abrir-se aos outros como irmãos

Em 2015 JM acompanha o Bispo Diocesano Dom Eraldo em visita as famílias

Em 2015 segundo ELJUMI realizado na Diocese de Patos

A missão é feita com as mãos que ajudam, com os lábios que rezam, e com os pés dos que partem

JM participa do DNJ em 2016

Vista as crianças enfermas do Hospital Infantil - 2016

Missão com as crianças do Matadouro (São Paulo) - 2016

A missão é uma profunda paixão por Jesus Cristo e simultaneamente pelo seu povo

Missão junto ao moradores de rua 2017

Travessia do Rio Espinharas para realizar uma missão rural - 2017

Visitas as famílias das comunidades rurais - 2017

Missão com as Crianças da Comunidade Matadouro (São Paulo) - 2017

Missão é encontro para amar os irmãos, profecia para denunciar as injustiças que não promovem a dignidade humana, e também diálogo com as culturas diferentes

Missão comunidade Serrote Liso - 2018

ELJUMI em Patos - 2018

Missão na comunidade Serrote Liso - 2018

Semana Santa Missionária na cidade de Olho d' Água em 2018

A missão de evangelizar as pessoas constitui a tarefa mais essencial da Igreja, portanto, não é a Igreja que faz missão, mas é a missão que faz a Igreja

Semana Santa Missionária - 2019

JM de Patos participa do ELJUMI 2019 em Mamaguape (PB)

JM evangeliza os trabalhadores do Lixão de Patos (PB) - 2019

JM realiza atividades em alusão ao mês missionário extraordinário - 2019

JM em missão de Natal com crianças de comunidade carente do bairro Salgadinho - 2019


Toda missão é grandiosa, nada que é feito com amor é pequeno

Encontro da JM em março 2020

Encontro da JM em março de 2020

Ao longo de todos esses anos a JM foi instrumento nas mãos de Deus, se alguém perguntar quanto mais tempo haverá de JM, mais 10 anos? 20 anos? Ninguém sabe, a obra é de Deus, ele quem conduz o nosso barco por mares tranquilos ou tenebrosos, porém ousamos responder como disse Santa Teresinha, quando escrevia sobre a missão: "Queria ser missionária, não só durante alguns anos, mas gostaria que fosse desde a criação do mundo e até o final dos séculos."

Que Deus nos ilumine e Jesus misericordioso nos abençoe sempre e nos guie nessa jornada terrena de evangelização e rumo ao céu. 

Jovens da JM caminham pelas estradas de uma comunidade rural visitando as famílias - 2017

São Francisco Xavier e Santa Teresinha rogai por nós e pela missão. 

Jovens missionários sempre solidários!

JM reza na capela durante missão em 2017

quarta-feira, 18 de março de 2020

JUVENTUDE MISSIONÁRIA REALIZA ENCONTRÃO



A Juventude Missionária (JM) da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Diocese de Patos (PB), realizou no dia 01 de Março de 2020 um encontrão missionário, reunindo vários jovens e dando início as comemorações dos 10 anos de JM na Paróquia.

O encontro foi destinado a jovens missionários veteranos e foram convidados novos jovens dispostos a conhecer o carisma, história, dom e identidade que caracteriza a JM e  as Pontificias Obras Missionárias (POM). Contou também com a participação especial de jovens que passaram pela JM ao longo dos últimos anos, na oportunidade cada um dos convidados, entre eles Lucas Martins, Arthur, Edilma e Mateus, deram o seu testemunho missionário para os demais.

No encontrão o ambiente e as dinâmicas do momento foram todas especialmente escolhidas para deixar clara a espiritualidade missionária que perpassa os grupos de JM. O encontro também serviu para lembrar aos jovens veteranos os motivos que há 10 anos atrás fizeram cada um partir e se engajar na caminhada missionária: o amor por Jesus e seu povo e o anúncio do seu sagrado Evangelho.

Ao final do encontro os jovens saíram alegres por conhecerem o carisma missionário que é tão impactante, belo, e que diz muito sobre a Igreja, pois, a missão perpassa por todas as suas estruturas, sendo pra ela essencial.












sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DO BRASIL COMEMORA 15 ANOS E REALIZA CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL E MISSÃO SEM FRONTEIRAS


“Sempre à caminho, mas nunca desenraizados

Durante os dias 15 a 19 de Janeiro de 2020, a Juventude Missionária (JM) do Brasil esteve reunida em Planaltina, Distrito Federal (DF), com representantes de todos os Estados brasileiros, para vivenciar o primeiro Congresso Missionário e mais uma experiência da missão sem fronteiras, bem como comemorar os 15 anos da JM. 

Fazendo uma retrospectiva dos 15 anos de caminhada da Juventude Missionária no Brasil, orientados por Lucas Guerra e Solivan Altoé, foi lembrado o caminho trilhado e as perspectivas para que o serviço de animação e testemunho missionário prossiga. Banhar-se na fonte e engendrar novos caminhos, “é sempre bom olhar para história e projetar o amanhã” reforçando o apelo do Papa de revitalização voltada para as raízes do carisma.

Os jovens divididos por grupos discutiram as problemáticas em plenária. Todos foram motivados pelos questionamentos “o que a JM quer?” e “como aprofundar a identidade, espiritualidade e compromisso social, inspirados por Paulina Jericot, mantendo sempre aceso nosso carisma”. Durante o Congresso ocorreram tambem inumeras oficinas e rodas de conversa, bem como leituras orantes da palavra de Deus, danças circulares e apresentações culturais.

Nos últimos dias da estadia em Planaltina os jovens foram convidados para realizar mais uma experiência da "Missão sem fronteiras", tomando as ruas da cidade e também a zona rural, visatando as famílias das comunidades e pregando o evangelho com muito testemunho, amor e esperança.

Ao final do Congresso foi publicada a Carta-compromisso da JM, que reflete e sintetiza bem os valores, objetivos e ideais da JM para os proximos anos, na qual segue:

Confira a carta-compromisso:
“Sempre à caminho, mas nunca desenraizados”
Celebramos em Planaltina (DF), entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2020, o I Congresso Nacional, que concluiu um processo de 3 anos, e experienciamos a V Missão Sem Fronteiras da Juventude Missionária (JM), atentos às realidades plurais que encontramos. Nós, juventudes, escutando o apelo do Papa Francisco, reconhecemo-nos como Batizados e Enviados, e nos encontramos hoje como uma só Igreja, jovem e sinodal, com diferentes rostos, personalidades e culturas.
No decorrer desses 15 anos, assim como o mundo, a JM também se transformou. Inseridos em uma mudança de época, somos cada vez mais concretos em nossos propósitos. Ousados e inquietos, estamos certos de que o Senhor permanece conosco e que ainda temos um longo caminho a percorrer, em nossos grupos e comunidades, caminho este que necessita de fé e discernimento, para irmos até as diversas periferias, superando as barreiras que levam à exclusão e à violência.
Assumindo o nosso batismo e ouvindo o próprio Jesus que nos diz “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16, 15), somos jovens missionários de uma Igreja em saída. Somos uma juventude repleta de medos e anseios, mas cheia de esperança e sonhos, que entende a necessidade de florescer e ultrapassar as fronteiras geográficas, sociais e culturais, para testemunhar o amor, a paz, a fraternidade e a luta pelo bem viver, sem que sejamos separados pelas diferenças, pois somos todos irmãos (Mt 23, 8).
A nossa identidade nos leva ao diálogo, a escuta e ao encontro do rosto de Cristo nos irmãos que sofrem, que são excluídos e marginalizados, revestidos com a Sua Luz e Sua Vida, seguindo os passos de Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), a qual pertencemos. Como prioridade, reafirmamos o nosso compromisso com mais inclusão e respeito às diferenças, estando dispostos a sermos acessíveis à diferentes públicos sobretudo com os que sofrem com preconceito e a exclusão. Buscamos encorajar discussões, trazendo diretrizes para os temas mais pertinentes às juventudes na Igreja e na sociedade. Para o próximo triênio estaremos aprofundando ainda mais na Palavra de Deus e o Discernimento, Serviço e Testemunho, para celebrarmos os 200 anos da Obra da Propagação da Fé e os 100 anos das Pontifícias Obras Missionárias.
Deus acende estrelas para nós, a fim de podermos continuar a caminhar (Christus Vivit). O nosso chamado é ser jovem missionário em todos os âmbitos, dispostos a partir para terras sedentas de vida em abundância, e perceber que “a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão” (DAp 360). Refletindo sobre tudo isso, nos sentimos instigados a assumir um protagonismo na mudança das realidades, nos reconhecendo como missionários em nosso chão e Ad Gentes.
Que o sim de Maria encoraje o nosso, e que Santa Terezinha e São Francisco Xavier, sejam intercessores da nossa vivência do Mistério da Vontade de Deus.
Jovens missionários, sempre solidários!

Planaltina (DF), 19 de janeiro de 2020.
Fonte: http://www.pom.org.br/







Representantes da JM da Paraiba no Congresso, da esquerda para direita: David, Paulina, Rayane e Romualdo.


A alegria dos jovens durante o congresso foi contagiante