Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

JUVENTUDE MISSIONÁRIA REALIZA INTERCÂMBIO

A Missão é feita: com os pés dos que partem; com os joelhos dos que rezam e com as mãos dos que ajudam.

A Juventude Missionária (JM) da Diocese de Cajazeiras (PB), realizou nos dias 22 a 24 de setembro de 2017, o 4° intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária, seguindo o tema do último Congresso Missionário Nacional, qual seja: "A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída." O local escolhido para a realização foi a cidade de São João do Rio do Peixe (PB), e contou com a presença de jovens da Diocese de Cajazeiras e da Diocese de Patos (PB).

O intercâmbio teve início na noite de sexta (22/09) com os jovens sendo convidados para uma reflexão sobre a missão através de um pequeno lucernário, realizado na Igreja matriz Nossa Senhora do Rosário. No sábado (23/09), os jovens missionários participaram de um momento formativo conduzido pelo Diácono Anchieta, que reforçou pontos pertinentes e fundamentais para quem está disposto a tomar o caminho da missão, que são: "O encontro, a escuta, o seguimento e a missão concreta." Ainda no sábado, houve o gesto concreto de visitar o abrigo dos idosos da cidade, um gesto missionário de carinho e amor, um encontro entre as gerações. Ao final do dia, os jovens se confraternizaram na noite cultural, em clima junino. 

No domingo (24/09) foi um dia mais que especial, os jovens missionários zarparam com sua barca e suas redes rumo ao distrito de Gravatá, junto com o grupo de jovens da comunidade promoveram inúmeras visitas missionárias às famílias, mesmo sob um forte calor, típico do sertão nordestino, os jovens partiram com alegria e entusiasmo para partilhar a vida, a esperança e o amor de Cristo. As famílias da comunidade retribuíram aos jovens com bastante hospitalidade, acolhida e fraternidade. Ainda no domingo, após as visitas missionárias, aconteceu um momento de dinâmica e convivência, com apresentação testemunho e peças, uma adoração ao Santíssimo Sacramento, os jovens foram conduzidos a refletir "Em qual tesouro depositamos o nosso coração?"


O final do intercâmbio foi marcada pela santa missa, os jovens se despediram com a certeza de que doar a vida em missão é mais que um privilégio, é uma dádiva de Deus, pois, Deus teve um único filho e fez dele um missionário. Segundo David, assessor da JM na Diocese de Cajazeiras:"Chegou ao fim mais um Intercâmbio Diocesano da Juventude Missionária. Foram dias de orações, escutas e fraternidade, e claro, de muitos aprendizados. Foi bastante corrido, mas valeu a pena cada momento vivido e partilhado. O encontro terminou, mas a missão continua. O 4° terminou e o 5° já bate em nossas portas!! Que a exemplo da Virgem Maria, Rainha das Missões, possamos entregar toda a nossa vida à Deus e fazer valer a pena as palavras de São Paulo proclamadas na Liturgia de ontem: para mim o viver é Cristo."