Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

JUVENTUDE MISSIONÁRIA INICIA AS ATIVIDADES EM 2016


              A Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos PB, iniciou suas atividades missionárias em 2016 no último dia 20 de fevereiro, início marcado com um singela visita a um dos abrigos dos idosos da cidade, o abrigo "Jesus de Nazaré".


             As visitas são realizadas nos abrigos dos idosos da cidade de Patos pela Juventude Missionária, ao todo dois abrigos, fazem parte de um projeto permanente idealizado pelos jovens missionários, na qual a cada mês é escolhido um local para ser realizada. O intuito principal é promover um momento de partilha da vida, de interação entre as gerações, um momento em que os jovens levam esperança, músicas, palavra de Deus e carinho aos idosos, em troca recebem atenção, ternura, ensinamentos e conselhos preciosos de quem já enfrentou tantos caminhos na vida. 


                Num mundo doente pela velocidade frenética, barulhento e marcado pelas convivências superficiais, na qual o afeto e o cuidado pelo outro estão em baixa, o ato de jovens e idosos compartilharem momentos de interação e fé, certamente já é um ato revolucionário. O ato de fazer silêncio e escutar o outro é um dos momentos mais sublimes nessas visitas, como disse um dia o escritor e educador Rubem Alves: "Na vida nos ensinam e queremos muito o falar, temos muitos cursos de oratória, mas deveríamos ser educados para ouvir o outro, passar por cursos de 'escutatória'."


                    É com essa inspiração que a Juventude Missionária começa mais um ano de muitas atividades, na certeza que é Deus quem nos envia para a missão e que é preciso evangelizar, o que significa muito mais que falar, mas evangelizar por gestos, atitudes, encontros com todas as pessoas, e pela escuta, como disse um dia São Francisco de Assis: "Evangelize, se preciso use palavras."

Que Santa Terezinha e São Francisco Xavier interceda por todos os missionários.

Jovens Missionários sempre solidários!