Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Jornada do Jovem Missionário - 2015


Queridos jovens, temos a alegria de apresentar a Jornada do Jovem Missionário (JJM) idealizada como um itinerário formativo a ser percorrido durante o ano de 2015. O subsídio oferece os fios para que os jovens sejam protagonistas no tecer de sua história, da vida no grupo, da caminhada da Igreja e da transformação da sociedade. É uma proposta que almeja educar para a fé, em sua mundialidade e, assim, permitir um verdadeiro encontro, seguimento e anúncio de Jesus de Nazaré, o humano completo.

A JJM será disponibilizada mensalmente a partir de abril no site das Pontifícias Obras Missionárias (www.pom.org.br). O texto é resultado de uma construção, envolvendo as coordenações estaduais da Juventude Missionária e a colaboração de missionárias e missionários que se dedicam à formação das juventudes. Um agradecimento especial ao padre Maurício Jardim, membro do clero da arquidiocese de Porto Alegre (RS), e ao jovem Marciano Pereira, professor de filosofia em Passo Fundo (RS).

Como uma catequese permanente, a vida dos grupos de Juventude Missionária deve recordar que o caminho de formação dos primeiros cristãos “teve sempre o caráter de experiência, na qual era determinante o encontro vivo com Cristo” (cf. DAp 290). Essas características dos primeiros cristãos devem sempre ser lembradas. Elas implicam em permanentes saídas e constantes diálogos com a sociedade.

Para 2015, a JJM foi organizada em quatro módulos. A orientação é que cada módulo seja vivenciado durante dois meses, com dois temas geradores segundo a pedagogia das quatro áreas integradas (ver, julgar, agir e celebrar). Essa dinâmica garante o carisma e a metodologia das Obras Missionárias.

Guilherme Cavalli
Secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé


Fonte: http://jmissionaria.blogspot.com.br/

terça-feira, 7 de abril de 2015

JUVENTUDE MISSIONÁRIA DA PARAÍBA REALIZA ENCONTRO ESTADUAL - ELJUMI


Aconteceu de 27 a 29 de março de 2015, no Centro de Treinamento da Diocese de Patos - PB, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária - ELJUMI da Paraíba. O encontro foi bastante animado e contou com a participação de representantes de duas dioceses e convidados, sendo assessorado pelo Secretário Nacional da Propagação da Fé, o jovem Guilherme Cavalli.

O encontro teve como formação principal a preparação dos jovens para os novos desafios que o mundo contemporâneo impõe para o seguimento de Jesus, e para isso foi apresentada a proposta para que os grupos de Juventude Missionária vivam com intensidade a "Jornada do jovem discípulo missionário - caminho para o discipulado à Jesus". Sendo assim, o assessor Guilherme Cavalli fez questão de enfatizar a necessidade de um descobrimento e encontro verdadeiro com Jesus Cristo, para que possamos verdadeiramente promover uma "missão em saída", ao contrário do que infelizmente vem acontecendo, e como bem enfatizou recentemente o Padre Sávio: "Conseguimos inventar uma missão sem saída."

O encontro ainda contou com diversos momentos de interação, debates, orações, dinâmicas e brincadeiras, tudo voltado para o carisma missionário e convivência com o outro, refletindo a dinâmica do encontro com Jesus na pessoa do próximo. A celebração eucarística do Domingo de Ramos nos fez recordar que o Rei do Universo fez aquela cidade "tremer" com a sua entrada triunfante. O terço missionário nos lembrou da missão além fronteiras. O momento de conversa de cada Diocese nos fez lembrar que ainda temos muitos desafios pela frente. A noite cultural foi marcante, promovendo um momento de descontração entre os participante, promovendo e valorizando a cultura local, com músicas, roupas, comidas típicas e brincadeiras populares tão arraigadas no nordeste brasileiro.

Ao final do encontro, no momento do envio missionário, cada participante pôde assumir o seu compromisso missionário individual, assinando um pequeno documento que representava o compromisso missionário, mesmo sendo uma pequena metáfora para refletir, certamente tocou cada um em profundidade, na certeza de que é preciso fazer com que a mensagem eterna de salvação chegue a todas as periferias existenciais que ainda precisam da luz do evangelho sabendo que a "mensagem é mais importante do que o mensageiro."