Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

JUVENTUDE MISSIONÁRIA PROMOVE EVANGELIZAÇÃO NO DIA DAS CRIANÇAS


No último dia 12 de outubro, dia das crianças e da Padroeira do Brasil, a Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos (PB), saiu em busca das "Crianças do Reino" pelo 5° ano consecutivo, rumo a comunidade chamada São Paulo Apóstolo, lugar carente da nossa cidade e também conhecido como Matadouro.

O intuito da missão foi proporcionar às crianças daquela comunidade um dia especial, um dia cheio de brincadeiras, dinâmicas e principalmente cheio de fé. Então, a ordem do dia aos jovens missionários para a realização da missão foi estabelecida pelo próprio Jesus: “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, porque a pessoas assim é que pertence o Reino de Deus. Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele!” ( Mateus, 10, 13 - 16).


Logo, a missão foi repleta de alegria e felicidade, estava estampado no rostinho de cada pequenino a alegria de ser criança, alegria que as vezes é roubada bem cedo, mas que na fé em Jesus Cristo somos todos libertados, pois: "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou!" (Galátas 5,1). E os jovens da Juventude Missionária literalmente voltaram a ser crianças, para poder evangelizar as crianças, relembrando o que dizia São Paulo: "E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; (...). Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele." ( 1 Coríntios 9, 20; 22 - 23).

Ao final da missão, depois de recebermos tanto carinho em forma de abraços e sorrisos das crianças, aconteceu a distribuição dos presentes, e assim ficou a sensação mais uma vez de dever cumprido, que valeu todo o esforço e empenho de cada um na realização da missão, se as nossas crianças são o futuro da humanidade, não podemos impedi-las de chegar ao mestre da vida, para que as abracem e as abençoe.













domingo, 12 de outubro de 2014

LÍDERES DA JUVENTUDE MISSIONÁRIA CONCEDEM ENTREVISTA NA RÁDIO



No último sábado, dia 11 de outubro, os líderes da Juventude Missionária da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Patos (PB), nas pessoas de Romualdo e Daniele, concederam entrevista ao programa "Tua palavra é luz para os meus caminhos", pela Rádio Espinharas de Patos, organizado pela Paróquia referida, sob o comando do Diácono Permanente Tadeu e auxiliado por Gerson, Neto, cujo o intuito principal é levar a mensagem de Deus para paroquianos e ouvintes da região. 

Por ser o mês de outubro o mês dedicado as missões pela igreja, o objetivo principal da entrevista foi relatar um pouco sobre o que vem a ser a Juventude Missionária, esclarecendo sobre seu carisma, finalidade, metodologia, e principais atividades realizadas pelo grupo, ou seja, missões concretas. Foi possível ainda durante a entrevista, convidar os demais jovens e relatar sobre a crescente e atual importância de se colocar também o jovem como protagonista da missão.  

Como bem disse o Papa Francisco na praia de Copacabana por ocasião da Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude - Rio - 2013:
"Ide e fazei discípulos entre todas as nações.Com estas palavras, Jesus se dirige a cada um de vocês, dizendo: «Foi bom participar nesta Jornada Mundial da Juventude, vivenciar a fé junto com jovens vindos dos quatro cantos da terra, mas agora você deve ir e transmitir esta experiência aos demais ». Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir,o que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Campanha Missionária 2014


“Missão para libertar” é o tema da Campanha Missionária 2014, a ser realizada nesse mês de outubro. A reflexão retoma a Campanha da Fraternidade deste ano, que alertou sobre a realidade do tráfico humano. As vítimas desse crime representam a escravidão moderna. Por isso, “a temática surge hoje como um grande desafio para a Missão”. É o que afirma padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Em uma sinagoga de Nazaré, Jesus inaugura seu ministério recordando a profecia de Isaías: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres...’ (Lc 4, 18). E Jesus continuou: para pôr em liberdade os cativos...”, destaca padre Camilo ao falar da passagem bíblica que inspirou a escolha do tema “Missão para libertar” e lema “Enviou-me para anunciar a libertação” (Lc 4,18). “A Missão do Messias vem do Deus da vida e por isso, traz libertação para quem sofre algum tipo de escravidão. Hoje, Jesus nos desafia a assumirmos essa mesma Missão”, complementa.

A Campanha Missionária 2014 quer chamar a atenção para a escravidão do tráfico humano em suas diversas expressões: a exploração do trabalho; exploração sexual; a extração de órgãos; e tráfico de crianças e adolescentes para adoção. Olhando para essa realidade à luz da Palavra de Deus, percebe-se que a missão de defender e promover a vida continua urgente e sem fronteiras.

No Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), têm a responsabilidade de organizar, todos os anos, a Campanha Missionária, na qual colaboram a CNBB por meio da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, a Comissão para a Amazônia e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

A Campanha deste ano tem os seguintes subsídios:
- o cartaz com o tema e o lema;
- o livrinho da Novena Missionária;
-a mensagem do papa para o Dia Mundial das Missões;
- uma oração missionária;
- um DVD com testemunhos missionários;
- orações dos fiéis para os quatro domingos de outubro;
- envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões;
- um marcador de páginas.

Todos esses itens já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do Brasil para serem distribuídos entre as paróquias e comunidades. O material está disponibilizado também no site (www.pom.org.br) para download.

O objetivo é criar comunhão entre os diversos aspectos da Missão e incentivar para o compromisso. Todas as famílias e comunidades são convidadas a viverem com maior intensidade o Mês das Missões. Com isso, a nossa Igreja no Brasil se fortalece e se abre com maior generosidade para a Missão Universal além-fronteiras. Conforme o apelo do papa Francisco, “não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG 80).

Oração do Mês Missionário
Pai de Bondade,
nós te agradecemos pelo teu Filho Jesus
enviado para dar vida plena a toda criatura.
Dá-nos teu Espírito para que, libertos do egoísmo e do medo,
lutemos com coragem contra toda forma de escravidão.
Como Igreja missionária, renovamos nosso compromisso
de anunciar o Evangelho em toda parte.
E, com intercessão de Maria, alcançar a libertação prometida.
Amém.

Fonte: http://jmissionaria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

JUVENTUDE MISSIONÁRIA VISITA ABRIGO DOS IDOSOS


No último dia 24 de setembro de 2014, a Juventude Missionária de Nossa Senhora de Fátima, Patos (PB), iniciou um pequeno projeto de visitas permanentes (pelo menos uma vez por mês) em cada um dos abrigos dos idosos da nossa cidade (ao todo são dois abrigos), com o intuito de levar um pouco de fé, esperança e convivência com aqueles que representaram e ainda representam uma geração, uma referência para a nossa Juventude.

A visita foi bem animada, um verdadeiro encontro de gerações, as singelas conversas nos revelou que temos muito para aprender com os nossos idosos, são verdadeiros portadores de conhecimento e valores tradicionais, temos que deixa-los falar. Como bem disse o Papa Francisco durante um dos seus pronunciamentos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2013 Rio): "Os idosos devem tomar a palavra, os idosos devem tomar a palavra e ensinar-nos! Que eles nos transmitam a sabedoria dos povos! transmite a justiça, que transmite a história, que transmite os valores, que transmite a memória do povo. E vocês, por favor, não se ponham contra os idosos: deixem-nos falar, ouçam-nos e sigam em frente."

Portanto, é ouvindo e respeitando os nossos idosos, que conseguiremos entender melhor a nossa sociedade atual, e construir um futuro cheio de esperanças, igualdade e mais vida, pois, como nos ensina o próprio Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida, e tenham vida em abundância." - João 10, 7.