Quem eu sou

Minha foto
Patos, Paraíba, Brazil
A Juventude Missionária se dá a conhecer como um grupo voluntário com uma proposta de evangelização a serviço da Igreja Católica. Não é um movimento nem uma pastoral; é um grupo de jovens missionários ligados à POM (Pontifícias Obras Missionárias). Nosso objetivo principal é unir-nos ao mandado de Jesus Cristo: "Ide pelo mundo e pregai o evangelho!" (Mc 16, 15). Nosso trabalho se realiza, basicamente, através da organização de Missões de evangelização rurais e urbanas e outras atividades de formação, defesa da fé e promoção das devoções e tradições populares. A JM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciência da necessidade de ser um orientador aos irmãos na fé, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confiança na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com rica vida de oração. Trata-se de uma grande oportunidade para jovens que desejam fazer algo a mais pela Igreja e trabalhar a serviço dos mais necessitados. Jovens que queiram vivenciar este carisma devem ter idade entre 15 e 30.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Missão dupla da JM no carnaval 2012

Aproveitando o período de carnaval, a JM se preparou para mais uma missão na qual, como sempre, leva sempre o Evangelho de Jesus Cristo como foco. Dessa vez a galera fez um retiro, na verdade, dois, onde houve muito louvor, adoração e principalmente o verdadeiro significado de como se divertir no carnaval.

No sábado, dia 18 de fevereiro, o grupo foi até o Parque Cruz da Menina, onde passou-se a manhã toda por lá, refletindo, como já se falou o verdadeiro significado do carnaval, brincar em Cristo. Depois, a turma foi fazer um piquenique muito relaxante e agradável, por fim teve-se  várias brincadeiras e um pequeno louvor, na qual todos se divertiram.

No dia 21 de fevereiro, a Juventude foi convidada pelo grupo Nova Esperança, da Comunidade Cruz da Menina, para passar um dia de desafio no retiro do mesmo, com brincadeiras, jogos, louvores e como sempre refletindo em Deus e em Suas sábias palavras. Nesse dia, a turma saiu bem cedinho de Patos e se deslocou para a cidade vizinha, Santa Gertrudes, de lá no reuniram-se numa creche para rezar um pouco, depois seguiram uma trilha de 1,5km até um sítio muito aconchegante, lá é que tiveram as provas, as diversões, as orações. Por fim, voltamos à cidade e descansamos até a hora da Missa, depois voltaram com mais uma missão cumprida.

Aprendemos bastante, já que o carnaval por ser uma festa mundana, digamos, pode-se aproveitar de uma maneira muito divertida sem bebedeiras e sem com que o pior aconteça, já que confiando em Deus e sempre pregando Sua palavra, podemos tudo.


                                                           Piquenique na Cruz da Menina
                                                              alguns membros da JM
                                                              alguns membros da JM
                                                          um pouquinho de diversão
                                                               
                                                                             a galera
                                                    ida para a trilha em Santa Gertrudes













quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Juventude Missionária e a Campanha da Fraternidade 2012


         O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e Juventude Missionária (JM), padre Marcelo Gualberto, convida a Juventude Missionária do Brasil a vivenciar “através da oração, do jejum e da esmola, a nossa fé”. O sacerdote ressalta que para viver esse momento Quaresmal, que é o Tempo mais importante da Igreja, onde celebramos a Paixão, morte e ressurreição de Cristo, “somos convidados a permanecer com aquele que deu a vida por cada um de nós”.


           Para viver esse tempo oportuno de conversão, a Igreja Católica no Brasil, como é de costume, nos propõe um tema para reflexão de interesse da nossa sociedade. Em 2012, o tema escolhido foi “Fraternidade e Saúde Pública” e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Gualberto aproveitou o momento para convidar a JM a se aprofundar no tema e nas discussões. “Eu gostaria de convidar você, assessor de Juventude Missionária, a você jovem na Juventude Missionária, espalhada por esse imenso Brasil a trabalhar este tema da Campanha da Fraternidade durante esse Tempo Quaresmal, não simplesmente trabalhar a espiritualidade Quaresmal, que também é importante, mas também trabalhar essa proposta da Igreja para a sociedade”.



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Juventude Missionária no Bote Fé

No dia 7 de fevereiro foi a vez de a Juventude Missionária fazer parte da caminhada da Cruz Peregrina em Patos, PB. O Bote Fé é um evento no qual os jovens são chamados para um encontro com o Papa no ano de 2013, na chamada Jornada Mundial da Juventude.

 Várias pessoas de cidades circunvizinhas também abraçaram a chegada da Cruz e o ícone de Nossa Senhora juntamente com a população de Patos, e com muito louvor  recebemos os símbolos, onde ainda teve a bênção dos Padres Flávio, Evandro e Ronaldo e tivemos também a presença a presença do nosso amigo Pastor Bonifácio e também do Prefeito da cidade de Patos, Nabor Wanderley. Em seguida, fizemos uma caminhada muito bonita, com cerca de 3 mil pessoas peregrinando e louvando.

Por fim, após a chegada dos símbolos do entregue pelo Papa João Paulo, houve um grande louvor cheio de amor e fé no largo da Catedral, onde a Cruz foi deixada. E no dia 8, os mesmos peregrinaram em vários pontos da cidade, como nas escolas.

A Juventude Missionária teve a honra de receber esses símbolos tão importantes que são para  todos e agradecemos muito por esse evento de tão tamanha importância ter acontecido aqui bem pertinho de nós.

Juventude Missionária 
                                            Louvor na Paróquia Nossa Senhora de Fátima
                                                                 A JM com o padre Flávio
                                                               JM com o padre Erivaldo

                                                                            Cruz
                                                             Ícone de Nossa Senhora
                               Prefeito Nabor, Pastor Bonifácio, Pe. Evandro, Pe. Ronaldo e Pe. Flávio
 Louvor na Catedral